Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CAVADO PROVOCOU CHUVA FORTE ENTRE MEIO-OESTE E PLANALTO SUL CATARINENSE

A presença do jato subtropical (ventos fortes a 10km de altitude) estimulou a formação de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre Santa Catarina. A presença dessa área com desvio de pressão causou o aumento de convergência de ventos úmidos da floresta Amazônica para o território catarinense, os chamados jatos de baixos níveis. Na imagem de satélite abaixo, podemos notar as nuvens formadas por esse sistema, o qual é representado pelos traços pretos.


Os maiores valores de chuva se deram entre o meio-oeste e planalto sul catarinense, o que foi motivado pelo maior encontro de ventos nessa região. Se olharmos a análise de ventos a 1500 metros de altitude, veremos que as correntes de jato de baixos níveis se aproximam bem na área onde choveu mais intensamente (circulada na figura). Veja:


Em Abdon Batista no meio-oeste, por exemplo, o acumulado de chuva nesta terça-feira chegou a 83,4mm, sendo que boa parte foi precipitada entre a metade e final da manhã. Para se ter uma idéia, esse valor em menos de 24 horas representa aproximadamente 56% da média esperada para todo o mês de dezembro. No município de Celso Ramos não foi diferente, o valor expressivo de chuva em pouco tempo despejou 72,4mm no pluviômetro da estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Nas outras regiões o tempo ficou instável, porém choveu menos. Na tabela abaixo, você confere os maiores acumulados de precipitação pluviométrica de hoje em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva 07/12 (mm)
Abdon Batista (CIRAM)83,4
Celso Ramos  (CIRAM)72,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)58,8
Ponte Alta (CIRAM)50,4
Aurora (CIRAM)44,2
Rio do Oeste (CIRAM)42,8
São José do Cerrito  (CIRAM)33,8
Ituporanga  (CIRAM)28,0
Concórdia (CIRAM)26,7
Apiúna  (CIRAM)25,4
Caçador (CIRAM)20,2
Papanduva  (CIRAM)20,0

Como as nuvens tiveram um desenvolvimento vertical, seus topos ficaram congelado e assim foram registradas algumas descargas elétricas (raios), vistas na figura abaixo pelos pontinhos em azul na área circulada.

A tendência ainda é de tempo instável na quarta-feira em Santa Catarina, com chuva isolada. No decorrer do dia um sistema de alta pressão mais frio se desloca zonalmente para leste no RS, o que faz os ventos virarem para sudeste em território catarinense, implicando na melhora do tempo no interior na quinta-feira, mas ainda nuvens baixas no litoral. Deve continuar quente, com máximas acima dos 30ºC no final de semana.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM.

Nenhum comentário: