Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

MASSA DE AR POLAR TRAZ FRIO INCOMUM PARA DEZEMBRO EM SC

Lages - SC.  Foto: Thiago Paes
A massa de ar polar que estava ingressando ontem em Santa Catarina, provocou um frio incomum para dezembro na madrugada e manhã desta terça-feira. No Morro da Igreja em Urubici (1810 metros de altitude), a temperatura mínima chegou a 1,1ºC. Em São Joaquim, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou mínima de 4,2ºC, porém a da Climaterra localizada na Vila Francioni apontou 3,4ºC. Em Urupema a estação convencional do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) teve 4,9ºC. O município serrano de Lages (foto do colaborador Thiago Paes acima), amanheceu também com frio fora de época, com registro de 7ºC. Segundo o CIRAM, as temperaturas mínimas desta terça-feira na serra catarinense foram as mais baixas em dezembro desde 1995.  

No meio-oeste, a menor temperatura mínima foi no município de Celso Ramos, com 3,4ºC, sendo uma das mais baixas nos últimos anos. No litoral, a estação meteorológica do aeroporto de Joinville teve mínima de 14ºC, perdendo apenas para dezembro de 2007 quando havia feito 13ºC. Já em Florianópolis, a mínima chegou a 14,6ºC, a menor em dezembro desde 1992. No interior do litoral sul, Jacinto Machado amanheceu com 7,5ºC.

Na tabela a seguir, você confere os demais valores de temperatura mínima hoje pelo estado.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura mínima (ºC)
Morro da Igreja - Urubici (INMET)1,1
São Joaquim - Vila Francioni (CLIMATERRA)3,4
Celso Ramos (CIRAM)3,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)4,1
São Joaquim (INMET)4,2
Anitápolis (CIRAM)5,5
Abdon Batista (INMET)5,7
Timbé do Sul (CIRAM)6,7
Lages (CIRAM)7,0
Concórdia (CIRAM)7,0
Caibi (CIRAM)7,3
Jacinto Machado (CIRAM)7,5
Turvo (CIRAM)8,1
Ituporanga (INMET)9,0
Major Vieira (INMET)10,2
Itajaí (INMET)13,3
Florianópolis (CIRAM)14,6

A maior chance de geada era no Planalto Sul devido ao suporte maior de ar frio. Porém dois fatores não permitiram a formação do fenômeno. Um deles é o vento, que causou mistura de ar, impedindo a inversão térmica (ar frio mais denso embaixo e ar menos frio acima). No gráfico da estação meteorológica do Morro da Igreja em Uribici, podemos notar que a velocidade média do vento alternava entre 30 e 40km/h.


O segundo fator foi a presença de nebulosidade, que atrapalha a perda radiativa. Essa nebulosidade também predominou no nordeste do estado e parte do litoral, como é visto na imagem de satélite abaixo.


Essas nuvens eram causadas porque apesar de a frente fria ter ido embora, ela permaneceu em forma de cavado entre 2500 e 3000 metros de altitude (traços brancos na imagem de satélite) sobre SC, formando nebulosidade do tipo altostratus e alguns stratus. Inclusive houve ainda algumas chuvas isoladas em Itajaí, Joinville, Itapoá e Florianópolis.

Durante a tarde, com menos nuvens e sob condição de ar mais seco, as temperaturas se elevaram rapidamente no planalto e interior do litoral sul, fazendo até calor em algumas cidades, com máximas de 27,1ºC em Criciúma e 26,7ºC em Caibi. A umidade relativa do ar entrou em queda, registrando 37% a tarde em São Joaquim.

A tendência é que o sistema de alta pressão pós frontal, ou seja, o centro do ar frio, se desloque para alto mar nas próximas horas. A partir desta quarta-feira, a interação desse sistema com a atuação de uma área de baixa pressão na costa de SP, deve favorecer a persistência de ventos de leste no litoral catarinense, que trazem umidade marítima e formam nuvens, provocando chuvas. Segundo o CIRAM, há risco de alagamentos e alguns deslizamentos de terra em alguns pontos devido ao solo que está já saturado devido as últimas chuvas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA, DIÁRIO CATARINENSE

FOTO: Colaborador Thiago Paes - Lages

Nenhum comentário: