Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DEPOIS DAS TEMPESTADES, FRIO É O NOVO PROTAGONISTA

Os temporais que se manifestaram sobre o território catarinense nos últimos dias provocaram vendavais, algumas destruições, além de muita chuva. Segundo dados da Epagri-Ciram, só entre sábado e hoje, já choveu mais de 150mm no oeste e meio-oeste catarinense. Na tabela abaixo você confere os valores de chuva nesse mesmo período em algumas cidades de Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Precipitação acumulada em 72h (mm)
Chapecó (CIRAM)167,3
Xanxerê(CIRAM)156,2
Dionísio Cerqueira (INMET)121,6
Caibi (CIRAM)120,7

Nesse período estávamos sendo dominados por ingresso quase que constante de umidade e calor da floresta amazônica, em virtude da contínua formação de áreas de baixa pressão sobre o Sul do Brasil e países adjacentes. Ontem, uma frente fria formada na Argentina avançou mais pelo continente e foi alcançando o território catarinense.

Esse sistema além de alinhar a nebulosidade, levantou o ar quente e consequentemente causou uma queda expressiva de pressão atmosférica em superfície, a qual ficou abaixo dos 1000 hPa sobre boa parte do estado. Para se ter uma idéia, na própria capital que fica ao nível do mar, a pressão atmosférica chegou a marcar 998 hPa! Em Araranguá ficou um pouco mais baixa, com valor de 996,5 hPa no barômetro automático da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). 

Por outro lado, um sistema de alta pressão de origem polar pouco comum nessa época sobre o norte da Argentina, com valor central de 1020 hPa, avançava na retaguarda da frente fria. Isso mesmo! No mesmo lugar onde há dias se via pressões baixas e intensas instabilidades. A diferença de pressão entre esse anticiclone e o território catarinense, provocou ventos fortes ao longo da entrada da frente fria. Em Laguna, por exemplo, as rajadas acusaram 81,3km/h. Em Florianópolis chegou a 59,2km/h pela manhã. Na figura abaixo pode-se entender melhor na ilustração.


Na figura a seguir, há um gráfico de pressão atmosférica e outro de velocidade do vento. O leitor pode notar que assim que o vento começou soprar com intensidade, a pressão começou a aumentar. Veja:


Com o rápido deslocamento da frente fria para o PR e sudeste do Brasil, ar polar foi ingressando no decorrer desta segunda-feira. Para se ter uma idéia, a temperatura máxima de hoje se deu na madrugada, como em São José onde fazia 24,4ºC a uma hora da manhã, enquanto que pela tarde não passou os 20ºC. E na serra catarinense então! No Morro da Igreja em Urubici, fazia 7,8ºC ao meio-dia em pleno mês de dezembro! Até em Dionísio Cerqueira onde fazia bastante calor nos últimos dias, hoje pelas 17h o termômetro acusava temperatura de 14,4ºC.

A próxima madrugada será uma das mais frias de dezembro nos últimos anos, podendo ocorrer geada nas áreas da serraa onde não houver nebulosidade e vento. No planalto e interior do litoral sul são esperadas mínimas entre 5 e 12ºC. No litoral em torno de 18ºC devido a nebulosidade, com risco de chuva fraca.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL

Nenhum comentário: