Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA PROVOCOU TEMPESTADES NO OESTE E MEIO-OESTE CATARINENSE

Diferente de ontem quando o tempo se apresentava mais estável, hoje o tempo já dava sinais de mudança. Uma perturbação ciclônica no escoamento de ventos da média troposfera (em torno de 5km de altitude), causou a formação de uma nova área de baixa pressão. Devido a essa queda de pressão atmosférica, os ventos úmidos e quentes vindos da Amazônia (jato de baixos níveis) a 1500 metros de altitude voltaram a se direcionar para o Sul do Brasil e países adjacentes, como mostra a figura abaixo.


Como resultado disso, um Sistema Convectivo de Mesoescala intenso começou sua gênese hoje pela manhã, ganhando tamanho e intensidade ao longo do dia. Pela animação das imagens de satélite podemos ver seu crescimento e deslocamento, atingindo inclusive o oeste e meio-oeste de Santa Catarina.


Havia muitos registros de descargas elétricas (pontos azuis na figura abaixo) nesse sistema convectivo, o que denotava a ocorrência de temporais significativos.


Foi isso que ocorreu por volta do fim da tarde no oeste e meio-oeste catarinense. Em Caibi, os poucos minutos de chuva acumularam 31,6mm. O vento alcançou 86,7km/h, mas por enquanto sem relato de estragos. No mesmo instante, Chapecó registrava outro temporal, que despejou 16,3mm na cidade. Logo foi a vez de Xanxerê, que teve precipitação de 37,6mm somadas em duas fortes pancadas de chuva durante a tempestade. No meio-oeste o município mais atingido pelo sistema foi Água Doce onde choveu 19,6mm.

A chuva, é preciso que se enfatize, não foi bem distribuída. Por exemplo, no extremo oeste vimos que Caibi teve 31,6mm, porém em São Miguel do Oeste que fica na mesma região, não caiu mais que 3mm!.

Da serra ao litoral, o predomínio hoje foi do sol, apesar de ter amanhecido com nuvens baixas do tipo stratocumulus, as quais evaporam ao longo da manhã devido ao aquecimento solar. Elas deram lugar as cumulus. Perceba na animação das imagens de satélite do sistema convectivo, que nuvens mais ralas fora da parte colorida, conseguem entrar no centro-leste do estado. São nuvens altas e médias, que durante esta noite estão associadas as nuvens baixas noturnas, dando a condição de céu nublado. Inclusive em minha residência aqui em Florianópolis, pude ver algumas gotículas pequenas de chuvisco, bem características de nuvens baixas.

O sábado deve ser de sol com temperaturas e sensação de ar abafado em Santa Catarina. Risco de temporais isolados, principalmente próximo da divisa com o RS.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, SIMEPAR

Nenhum comentário: