Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 11 de dezembro de 2010

MAIS UM SCM CAUSOU TEMPORAIS E ALAGAMENTOS EM SANTA CATARINA

A massa de ar quente e úmido que está presente sobre Santa Catarina, sendo trazida da floresta amazônica por ventos de noroeste (jato de baixos níveis), aliada a injeção de ar frio a 5km de altitude e perturbações ciclônicas no escoamento de ventos, deixaram novamente o ambiente favorável a novas instabilidades. Mais um Sistema Convectivo de Mesoescala (SCM) se formou. Lembrando novamente que esses sistemas se formam entre um dia e outro, durando aproximadamente 18 horas ou mais, sendo mais intensos na madrugada e início da manhã.

Na imagem de satélite das dez horas da noite de ontem, pode-se ver algumas células convectivas se formando sobre a Argentina. Era já a gênese do SCM.


Se olharmos a figura abaixo, vemos que os índices de instabilidade estavam bastante significativos na região. Na área circulada onde o índice Lifted apresenta valor de -9, significa que a temperatura das parcelas de ar que sobem estão mais quentes que o ar em volta, ou seja, o ambiente está instável. Já o índice Total Totals que está variando de 44 a 56, indica que o ar está muito úmido e há bastante frio na camada média da troposfera, levando a condição de granizo e muitos raios.


Na próxima imagem de satélite, feita por volta das 6 horas da manhã de hoje, o SCM já estava em sua fase madura, tendo nuvens com topos congelados a temperaturas de até -80ºC, o que denota que esses topos estavam numa altitude superior a 15km.


Perceba que o sistema já estava sobre o centro-oeste de Santa Catarina. Em Chapecó a estação meteorológica automática da Epagri-Ciram registrou um acumulado de precipitação de 94,5mm, sendo que na hora do início da tempestade já havia acusado 32mm em menos de uma hora. Segundo informações do jornal Diário Catarinense, um riacho que passa pela cidade transbordou em virtude da chuva forte, alagando casas nos bairros Vila Real (foto abaixo), São Pedro e Pinheirinho.


Em Água Doce no meio-oeste, o temporal chegou forte, acumulando de início 18,5mm, totalizando 73,1mm durante toda a chuva do SCM, que se tornou estratiforme (chuva contínua e fraca) ao longo da manhã e tarde. Na tabela abaixo, você confere os valores de chuva acumulada hoje por conta do SCM em alguns municípios catarinenses.

Cidade (ESTAÇÃO)Precipitação acumulada (mm)
Chapecó (CIRAM)94,5
Xanxerê(CIRAM)76,2
Água Doce (CIRAM)73,1
Dionísio Cerqueira (CIRAM)69,6
Caibi (CIRAM)58,4
Novo Horizonte (CIRAM)49,0
Canoinhas (CIRAM)34,0
Rio do Campo (CIRAM)20,4

Nas outras como o litoral o tempo ficou a maior parte do tempo nublado e abafado. Choveu no litoral norte e na parte alta da Grande Florianópolis.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, DIÁRIO CATARINENSE.

Nenhum comentário: