Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 22 de janeiro de 2011

PERSISTÊNCIA DA CHUVA MANTÊM EM ALERTA A DEFESA CIVIL CATARINENSE

Neste sábado, a área de baixa pressão teve um pequeno deslocamento para sul, atingindo agora com mais intensidade a Grande Florianópolis e sudeste catarinense. Com a pressão baixa ocasionada por esse sistema, tivemos duas fontes de umidade ingressando no estado. Uma vem do oceano a partir da circulação dos ventos de um sistema de alta pressão, que acabam entrando de leste a nordeste na costa, como é visto na figura abaixo.
A outra fonte de umidade são ventos quentes e úmidos vindos da floresta Amazônica numa altitude de 1500 metros. Na próxima figura, é possível identificar esse vento chegando no estado, aliando-se ao vento marítimo.

Nas duas imagens de satélite abaixo, veja que durante a madrugada as nuvens com maior desenvolvimento vertical e mais carregadas de gotículas estavam no litoral, sudeste do estado e parte do oeste.


Na Grande Florianópolis, a madrugada foi de chuva muito forte. No bairro Capoeiras, uma estação particular registrou acumulado de 93mm nas primeiras doze horas do dia de hoje, ou seja, mais da metade esperada para todo o mês de janeiro. Na Lagoa da Conceição, parte leste da ilha, outra estação meteorológica acusou 87mm no mesmo espaço de tempo. A estação automática oficial do CIRAM, localizada no bairro Itacorubi teve 80,5mm. O resultado foram novos alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente nos bairros Cachoeira do Bom Jesus, Jurerê, Vargem Grande, Ingleses e Canasvieiras. No bairro Ingleses, o rio da Palha transbordou e causou significativo alagamento no Ilha Shopping, dando prejuízos aos comerciantes. Em Canasvieiras a força das águas entravam em casas e condomínios (foto abaixo).

Florianópolis
Já em São José, cidade vizinha a capital, a estação do INMET no bairro Praia Comprida apontou 74,8mm acumulados durante a chuva, sendo que apenas entre as 3 e 6 horas da madrugada já havia chovido 70,6mm. Aconteceram também alagamentos, como no loteamento Benjamim em Forquilhinhas, onde um córrego transbordou e pessoas tiveram que ser retiradas com barcos (foto abaixo).

São José
Em Palhoça, vários bairros tiveram alagamentos. Segundo a defesa civil, o total de pessoas afetadas até o momento é 25 mil. Ainda em Palhoça, a BR-101 no Morro dos Cavalo foi interditada completamente após queda de barreiras. Em Águas Mornas a BR282 que liga a Serra a capital também está interditada pelo mesmo motivo. 

No sul do estado voltou a chover forte neste sábado, principalmente no decorrer da tarde, com acumulados significativos em várias cidades. Em Morro Grande onde a defesa civil contabiliza 1200 pessoas afetadas, choveu 86,6mm. Em Timbé do Sul, localizada na encosta da Serra Geral, foi acusado 93,8mm no pluviômetro do CIRAM. No Município de Turvo, as 24 horas de hoje somaram 92,4mm, sendo que em 2 horas de duração o valor já ultrapassava os 60mm. Como o solo está saturado em virtude das últimas chuvas dessa semana, os 25mm hoje na região de Criciúma foram o bastante para provocarem novos deslizamentos de terra, como na rodovia SC445, entre Criciúma e Siderópolis (foto abaixo).

SC445 entre Criciúma e Siderópolis
A imagem de satélite a seguir, das 18h:30min, mostra os núcleos de convecção formados no final da tarde de hoje no leste catarinense, que trouxeram novamente chuva forte, principalmente em Palhoça e em parte do sul catarinense, que inclusive foi relatado anteriormente.


No Norte catarinense, a quantidade de chuva hoje foi bem menor que os dias anteriores. Porém os mais de 150mm ocorridos ontem ainda deixavam rastros. Em Joinville já são 6285 pessoas desalojadas. A segunda cidade mais atingida é Jaraguá do Sul onde há 1080 desalojados. Como o solo também está saturado, novos deslizamentos estão sendo registrados, como o ocorrido na SC416 entre Jaraguá do Sul e Pomerode (foto abaixo). 
SC416 entre jaraguá do Sul e Pomerode
A excessão em questão de chuva hoje fica por conta de São Francisco do Sul, onde ainda no início dessa madrugada havia chovido mais 77,5mm. De acordo com o CIRAM, nos últimos 6 dias já choveu impressionantes 588,1mm por lá, sendo mais que o dobro da média mensal esperada para janeiro. O município decretou já situação de emergência e ficou isolado durante este sábado devido a queda de pontes.

Acompanhe na tabela abaixo, os valores mais altos acumulados de chuva nos últimos 6 dias em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Chuva acumulada (mm) nos últimos 6 dias
São Francisco do Sul (INMET)588,1
Massaranduba (CIRAM)494,7
Florianópolis  (CIRAM)266,7
Criciúma (CIRAM)264,1
Urussanga (INMET)249,2
Campo Belo do Sul (CIRAM)244,7
Turvo (CIRAM)229,7
José Boiteux (CIRAM)217,7
Morro Grande (CIRAM)215,9
Rio do Oeste (CIRAM)206,3
São José (INMET)203,1

A previsão não é nada animadora. Segundo o CIRAM, deve chover nesse domingo, podendo ainda ser com moderada e forte intensidade. A maré astronômica já não vai estar tão alta quando esses últimos 3 dias, mas segue o risco de enchentes e principalmente deslizamentos de terra.

DADOS: INMET, EPAGRI-CIRAM, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, DEFESA CIVIL, ENGEPLUS, DIÁRIO CATARINENSE, NOTÍCIAS DO DIA ONLINE.

SIGA AS DICAS EM CASO DE ENCHENTE OU DESLIZAMENTO:
  • Qualquer situação de emergência, ligue para a defesa civil: (48) 4009 9816 | 3244 0600
  • Se notar alguma rachadura em sua casa, infiltrações ou qualquer movimento do terreno, sai imediatamente e salve sua vida e das pessoas que estão com você no momento.
  • Evite caminhar pelas áreas inundadas, pois há risco de contrair leptospirose ou cair num buraco.
  • Evite se possível, trafegar com seu veículo pelas rodovias e ruas.

Nenhum comentário: