Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TEMPORAIS ISOLADOS MARCAM A SEMANA EM SANTA CATARINA

Em meio a quase um milhão de afetados pelas enxurradas dos últimos 7 dias, esse início de semana é marcado pela formação de novos temporais por Santa Catarina, influenciados ainda pela área de baixa pressão que se estende do mar até o litoral (traços pretos na figura abaixo), e que acaba impulsionando a entrada de ventos quentes e úmidos provenientes da floresta amazônica até o território catarinense.
Ontem essa convergência de ventos úmidos ainda não era tão definida. Analisando os índices de instabilidade na figura abaixo, vemos que os índices Totals (colorido) e k (contorno) estão mais altos no oeste, meio-oeste e litoral catarinense, denotando uma atmosfera bastante úmida e com uma incursão de ar frio a 5000 metros de altitude, o que ajuda a formar grandes temporais.
Em Criciúma, o dia de sol com máxima de 32,3ºC, acabou terminando com nuvens escuras do tipo Cumulunimbos chegando na cidade (foto abaixo). Segundo o portal Engeplus, lâminas de água se formaram nas ruas da cidade. A estação do CIRAM registrou um acumulado de precipitação de 17,8mm em menos de uma hora de duração.

Criciúma
Ainda no sul do estado, Orleans também apresentou temporais, com algumas quedas de árvores devido ao vento. Próximo dali, Urussanga teve 35mm numa forte pancada de chuva as quatro horas da tarde. Em Morro Grande, cidade que está na listas das atingidas pelas enxurradas, choveu hoje 29,8mm. Jacinto Machado foi um exemplo de como essas chuvas convectivas são isoladas. Por lá, choveu 25,6mm na localidade Serra da Pedra, ao passo que no Picadão apenas 10mm.

No Alto Vale os temporais mais intensos se deram a noite, quando ainda estava relativamente quente. De acordo com as estações do CIRAM, choveu 42,2mm em Rio do Oeste. Por causa dessa chuva, o nível do rio Itajaí D'oeste subiu para 7,45 metros, alagando algumas ruas em Taió. Para alagar as casas, o rio precisa chegar a 8,30m. A Barragem Oeste, localizada no município, teve de fechar algumas de suas comportas devido a elevação das águas. 

No meio-oeste também choveu localmente forte. Em Caçador, por volta das 22h um forte temporal despejou 50,8mm de chuva no pluviômetro da estação automática do CIRAM. Como os acumulados divergem em valores, teve-se 30mm em outro ponto do mesmo município. No oeste, após o calor de 33,4ºC em Caibi, os temporais isolados chegaram, acompanhados de vento forte. Em Novo Horizonte, por exemplo, a rajada máxima foi de 67,6km/h, com precipitação de 24mm.

Continua a convergência de ventos úmidos e quentes em Santa Catarina, o que favorece altas temperaturas, sensação de abafamento e temporais isolados no final do dia e noite.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, JORNAL DE SC.

Nenhum comentário: