Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

INSTABILIDADES PRÉ FRONTAIS PROVOCAM CHUVAS LOCALMENTE FORTES EM SANTA CATARINA

Nesta sexta-feira, uma frente fria adentrou no extremo sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no mar na altura do estuário do rio da Prata. Na figura abaixo, o sistema é ilustrado. 
Perceba que os ventos próximos ao litoral catarinense estão mais intensos, principalmente no sul, onde a velocidade chega a valores de 50km/h. Em Laguna, por exemplo, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) chegou a ter em média ventos da ordem de 60km/h durante o dia de hoje (gráfico abaixo), sendo que a rajada máxima alcançou 70km/h na madrugada.

Se as direções desses ventos em superfície são de nordeste, a 1500 metros eles chegam de noroeste, caracterizando o Jato de Baixos Níveis, que traz umidade e calor da floresta amazônica para o estado. Por força da frente fria e do ciclone, esse jato ganha mais força e provoca instabilidades pré frontais. Na figura de análise de ventos das 9 horas desta sexta-feira, a parte mais forte do Jato estava entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e oeste do Sul do Brasil.
O resultado foram chuvas fortes sobre algumas partes de Santa Catarina. Entre o final da madrugada e início da manhã, o município de Luiz Alvez, no Vale do Itajai, foi atingido por forte chuva, a qual causou alagamentos (foto abaixo). Cerca de 80% do município ficou debaixo d'água, obrigando familias a sairem até com ajuda de helicópteros. A chuva forte foi tão isolada, que enquanto Luiz Alvez acumulou 80mm, em Massaranduba não foi registrado mais que 11,8mm!

Luiz Alvez - SC
No norte do estado a chuva se concentrou na primeira metade do dia, sendo bem mal distribuída. Chegou a chover 49,2mm em Itapoá e poucos 9,1mm em São Francisco do Sul. Durante a tarde de hoje, as regiões a serem duramente atingidas pelas nuvens com alto desenvolvimento vertical foram o oeste, meio-oeste e principalmente o sul do estado. A foto abaixo, mostra o céu de Criciúma na chegada da tempestade por volta das 15h.

Criciúma - SC
No oeste, choveu 44mm durante o temporal que teve início no meio da tarde em Dionísio Cerqueira. Em Novo Horizonte, a tempestade se deu as 18h, com acumulado de 38mm na estação automática do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Seguindo até o meio-oeste, a chuva mais intensa se deu em Caçador com 26,2mm.

No sul do estado, durante praticamente todo o dia de hoje o município de Morro Grande teve um total de precipitação de incríveis de 259,2mm, sendo que a média climatológica esperada para todo o mês de fevereiro é de 190mm. Em Timbé do Sul, localizada na encosta da Serra Geral, a chuva se concentrou agora a noite, somando 89,6mm em menos de 6 horas de duração, o que representa metade do esperado para este mês. Comunidades estão alagadas e está complicado o deslocamento de crianças até as escolas. Em Içara, a chuva forte da tarde trouxe alagamentos e transbordamentos de córregos (foto abaixo). Como não estação lá e essas chuvas intensas são extremamente localizadas, fica difícil levar como parâmetro outras cidades próximas como Criciúma, onde choveu 21,4mm por um longo período. 

Içara - SC
A imagem de satélite nos evidencia essa condição, destacando as nuvens com topos frios de até -80ºC.


Amanhã, a tendência é que continuemos sob a influência das instabilidades pré frontais. No domingo a frente fria nos alcança, trazendo chuvas mais generalizadas, mas de caráter forte localmente, associada a temporais e granizo. Na próxima semana, a circulação marítima deve deixar as nuvens mais estratiformes no litoral.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário: