Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

APÓS SEMANAS DE TEMPORAIS, O AR DE OUTONO BATE NA PORTA

O leitor pôde perceber que tivemos semanas em que ocorriam temporais todos os dias, com alguns transtornos inclusive. No sábado, ainda estávamos sob a influência do ar quente e úmido sobre o estado, que chegava mais intenso da floresta amazônica por conta de uma frente fria que adentrava pelo sul catarinense, que gerava gradiente de pressão atmosférica. A figura abaixo, nos mostra a entrada já de vento sul no norte gaúcho as 9h da manhã, enquanto os catarinenses ainda experimentavam ventos de norte a nordeste.
Neste mesmo dia, formações de nuvens com alto desenvolvimento vertical se espalharam pelo estado. A imagem de satélite abaixo mostra uma dessas células sobre o sul do estado, onde a temperatura do topo das nuvens chegou a -70ºC (cor azul escuro).


O resultado foram temporais isolados. Em Criciúma, por exemplo, nas primeiras horas de chuva o pluviômetro já acumulava mais de 40mm, causando alagamentos. A sudeste da cidade, também houve alagamentos no Balneário Rincão, reduto de turistas na temporada (foto abaixo).

Balneário Rincão - SC
Em Urussanga, as primeiras horas da chuva somaram 13,6mm, totalizando 23,6mm até o fim da noite quando ainda chovia. Já Araranguá teve uma chuva mais intensa, despejando 23,6mm em menos de uma hora. 

No oeste do estado, as tempestades foram ainda mais isoladas, chegando a precipitar 14,4mm em Xanxerê, ao passo que Dionísio Cerqueira teve apenas 1,4mm. O Planalto norte teve chuva mais a noite, com maior valor em Major Vieira onde choveu 16,4mm, acompanhada de ventos de 41,4km/h na rajada.

Já ontem, a frente fria se deslocou pelo oceano e estava as 9h da manhã na altura do norte catarinense, como é notado na próxima figura.
Perceba que agora Santa Catarina tem ventos de sul a sudeste. Esses ventos chegam relativamente frios e úmidos do oceano, pela atuação de um sistema de alta pressão pós frontal, que na figura anterior é identificado pela letra A, com pressão atmosférica máxima de 1020 hPa. Essa condição de ventos úmidos, facilitou a cobertura de nuvens estratiformes em boa parte do centro-leste do estado. Tais nuvens se formam a partir do levantamento do ar úmido provocado por montanhas e a serra geral. Houve ocorrência de chuvas orográficas, muito fracas entre ontem e hoje, somando 12,8mm em Timbé do Sul (litoral sul) e 3,8mm em Joinville (litoral norte).

Esta segunda-feira amanheceu mais fria e com cara de outono nas partes mais altas do território catarinense. Na Serra, chegou a fazer 11,4ºC em Urupema, 12,1ºC em São Joaquim e 13,9ºC em Lages. No Morro da Igreja, a temperatura baixa se deu ontem no final da noite com 9,5ºC, ficando abaixo dos 12ºC durante toda a madrugada em virtude da nebulosidade. Para se ter uma idéia dessa queda, as temperaturas mínimas na região serrana estavam acima dos 18ºC até o sábado.


A nebulosidade hoje foi mais acentuada no norte e centro-oeste catarinense (imagem de satélite acima) por conta da formação de uma área alongada de baixa pressão (cavado) no decorrer do dia. Na figura a seguir é possível identificar esse cavado pelos traços pretos. O sistema começa a impulssionar novamente ar quente e úmido da floresta amazônica para essa parte do estado. Em Caibi a máxima hoje alcançou os 28,7ºC.
 Na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul, o predomínio é do ar relattivamente mais ameno e úmido marítimo. Porém como ainda estamos no verão, as massas de ar mais frio não fazem efeito durante as tardes. Por isso, tivemos até um pouco de calor no litoral, por exemplo, com pico de 27,1ºC em Florianópolis. As 8 horas da manhã, tinhamos no céu da capital catarinense nuvens do tipo Altocumulus (foto abaixo), indicando início de instabilidade na média troposfera.

Florianópolis - SC
As temperaturas mínimas continuam caindo ainda mais na Serra e áreas mais altas do planalto. nas últimas Em Urupema já fazia 8ºC as onze horas desta noite. As mínimas previstas para a madrugada de terça-feira variam entre 5 e 12ºC, principalmente nas baixadas do Planalto Sul. A terça-feira, segundo o CIRAM, deve ser com sol em todo o estado, porém com aumento de nuvens no litoral e chance de chuva fraca e isolada no decorrer da noite.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, SUL NOTÍCIAS, ENGEPLUS.

Nenhum comentário: