Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de março de 2011

MARÇO COMEÇA COM FRIO NA SERRA CATARINENSE

O mês de março já começou com influência de uma massa de ar frio de fraca intensidade, mas que em virtude do ar mais seco acabou provocando uma madrugada de temperaturas baixas em Santa Catarina. Em Urupema, na serra, chegou a fazer mínima de 3,9ºC. A estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) no alto do Morro da Igreja em Urubici, teve 7,1ºC pela manhã. A tabela abaixo, mostra as oito cidades mais frias desta terça-feira em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO)Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)3,9
Morro da Igreja - Urubici (INMET)7,1
Lages (INMET)9,0
São Joaquim (INMET)9,5
Campo Belo do Sul (CIRAM)9,6
Água Doce (CIRAM)10,8
Major Vieira  (CIRAM)12,4
Ituporanga (INMET)12,8

Nem o litoral escapou da diminuição das temperaturas mínimas, porém claro, com menos intensidade em relação a serra. Em Jacinto Machado, por exemplo, a mínima que até o domingo não baixava dos 19ºC, caiu hoje de manhã para 15,7ºC. O município de Turvo teve mesma situação, com registro de 15,5ºC.

O centro de alta pressão (anticiclone) desse ar frio se encontra no oceano na altura de Mar del Plata na Argentina. Esse sistema advecta umidade para no litoral através de ventos de sudeste, como é mostra na figura a seguir, que é a análise de ventos e pressão atmosférica as 9 horas da manhã de hoje.
Com isso tivemos alguma nebulosidade sobre o litoral e encosta da Serra Geral. A foto abaixo, disponível no site Terra Waves, mostra bem essa condição em Imbituba.

Imbituba - SC
Essa nebulosidade estratiforme e isolada provocou algumas chuvas fracas hoje, somando 4,2mm em Turvo, 3,2mm em Morro Grande, 2,4mm em Timbé do Sul e 1,6mm em Criciúma. Já no Vale e Norte catarinense, a influência maior da área de baixa pressão alongada (cavado), provocou uma maior concentração de umidade. Esse cavado é representado naquela figura de análise de ventos, pelos traços pretos. Pos conta disso, a chuva foi mais intensa, especialmente agora a noite. Choveu 25mm em Joinville, 21,9mm em São Francisco do Sul e 7,6mm em Ituporanga. No oeste, a atuação deste mesmo cavado, provocou chuva em Dionísio Cerqueira, com acumulado de 5,8mm.

A imagem de satélite abaixo, das 17h, mostra a cobertura de nuvens sobre parte do estado, salientando o desenvolvimento mais vertical no oeste, resultando na pancada de chuva ocorrida em Dionísio Cerqueira.


Para a quarta-feira, segue a mesma tendência. Sol e calor em todo o estado, sendo que na região serrana ainda pode-se ter mínimas abaixo dos 10ºC. No litoral há risco de chuva fraca e isolada no início e fim do dia devido a circulação marítima.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, TERRA WAVES

Nenhum comentário: