Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 20 de março de 2011

DOMINGO DE FRIO, NEVOEIROS E INÍCIO DE OUTONO ASTRONÔMICO

Neste domingo estamos tendo uma mudança de estação. O outono astronômico começou no início da noite, mas o climático já iniciou desde o começo de março, pois a característica principal da estação são noites frias e dias quentes, provocando o conhecido "efeito cebola". Na última terça-feira, por exemplo, Dionísio Cerqueira teve 13,8ºC pela manhã, contra 29,1ºC no período da tarde.

No decorrer do dia de ontem, uma massa de ar frio começava a exercer influência em Santa Catarina, decaindo as temperaturas. O valor mais baixo desse fim de semana foi ontem a noite no Morro da Igreja com 4,8ºC. Durante a madrugada a nebulosidade persistiu em parte da Serra, assim como o leste do estado, dificultando uma maior queda de temperatura em algumas cidades. Na imagem de satélite das 9 horas, é possível verificar a cobertura de nuvens nessas áreas, salientando que no Planalto Norte são nevoeiros.


Contudo, mesmo assim fez frio, sendo que a menor temperatura de hoje foi registrada também no Morro da Igreja com 6,3ºC, seguida de São Joaquim com 6,5ºC. A capital catarinense amanheceu com 15,9ºC, sendo a menor temperatura deste ano até o momento.

Veja na tabela abaixo, os menores valores de temperatura registrados neste domingo em Santa Catarina.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Morro da Igreja - Urubici (INMET)6,3
São Joaquim (CIRAM)6,5
Urupema (CIRAM)8,3
Água Doce (CIRAM)9,5
Campo Belo do Sul (CIRAM)10,2
Campos Novos (CIRAM)11,0
Caçador (INMET)11,5
Major Vieira (CIRAM)12,1
Timbé do Sul (CIRAM)12,1
Jacinto Machado (CIRAM)12,4
Ituporanga (CIRAM)12,6
Xanxerê (INMET)12,7
Turvo (CIRAM)13,2
Novo Horizonte (CIRAM)13,8
Florianópolis (CIRAM)15,9

A nebulosidade que atrapalhou a queda maior da temperatura, foi provocada pelo próprio ar frio. O centro de alta pressão estava no oceano a leste do RS (letra A na figura abaixo). Assim há transporte de umidade marítima para o continente, sendo restrita ao leste e parte da serra em virtude da barreira altimétrica. Em Joinville chegou a chover 3,2mm nesta noite.
Essa cobertura de nuvens, principalmente as stratocumulus derivadas da desintensificação dos cúmulus, não impediu que ontem os florianopolitanos observassem a super lua, que acontece em virtude da maior proximidade entre nosso planeta e o satélite natural. A colaboradora do blog, Adriana Bunn, nos enviou belas fotos da super lua cheia e também das nuvens stratocumulus, que são mostradas a seguir.


Segundo o CIRAM, a segunda-feira deve ser de sol em todo o estado, porém com mais nuvens no leste. As temperaturas ficam baixas pela manhã mas se elevam e faz calor a tarde. Na terça-feira volta a chover no litoral.

Agora para o outono astronômico, segundo o CPTEC/INPE, a previsão é que as chuvas fiquem abaixo da média no interior e entre normal e acima da média no leste, estando mal distribuida mas com altos acumulados, assim como foi o verão. No entanto vale lembrar que climatologicamente os valores de chuva no outono já são bem mais baixos em relação ao verão. Na parte da temperatura, o outono tende a ser mais frio que o normal, com maior frequência de massas de ar frio continentais. Isso trará também mais eventos de geada. Conforme a empresa CLIMATERRA, a neve pode aparecer já em maio nas partes altas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA
FOTOS: Adriana Bunn

Nenhum comentário: