Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 22 de março de 2011

TEMPO INSTÁVEL NO NORDESTE CATARINENSE E MAIS SECO NO RESTANTE DO ESTADO

A região nordeste de Santa Catarina ficou com a parte úmida do ar frio nesta terça-feira. O sistema de alta pressão pós frontal esteve e está hoje sobre o oceano Atlântico a leste da costa uruguaia, o que favorece o transporte de umidade do oceano para o continente mediante aos seus ventos de leste a nordeste, como é visto na figura abaixo.

A chuva aconteceu e ficou concentrada na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. O valor mais alto ocorreu no bairro Quiriri em Joinville, onde choveu 17mm nas últimas 24 horas. Essa precipitação foi de caráter tão mal distribuído, que a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na Praia Comprida em São José registrou 7,2mm, enquanto que numa estação particular no bairro Capoeiras em Florianópolis, que fica perto, o acumulado não passou dos 2,6mm!. Na Lagoa da Conceição sequer choveu. A tabela abaixo, mostra valores acumulados de chuva nesta terça-feira em alguns municípios de Santa Catarina, nas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva 24 horas (mm)
Joinville (CIRAM)17,0
Itapoá (CIRAM)9,4
São José (INMET)7,2
Massaranduba (CIRAM)6,6
Indaial (CIRAM)5,4
Florianópolis (CIRAM)4,3
Aurora (CIRAM)4,0
Ituporanga (INMET)3,4
Major Vieira (CIRAM)1,8

Perceba que nenhuma cidade do litoral sul obteve registro de chuva, mesmo estando na costa. Isso acontece por que temos um indutor de instabilidade, que na verdade é um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) nos altos níveis da troposfera (10km de altitude), visto na figura abaixo pelos traços pretos.

Esse sistema causa descida e secamento do ar em seu interior (onde estão os traços pretos representativos), mas induz o levantamento do ar em sua borda, que era justamente o nordeste catarinense. Sendo assim, a pressão decaiu nessa área do estado, fazendo a circulação marítima se direcionar especificamente para lá. Note que até no Planalto Norte choveu, mostrando que a camada úmida avançou além de 1000 metros. Na figura abaixo, perceba que na análise meteorológica rodada pelo modelo numérico ETA20 as 9h, a umidade relativa em Joinville estava acima de 70% desde os baixos níveis até próximo do nível de 650 hPa (aproximadamente 3500 metros de altitude).
Como o centro do cavado (parte seca) estava sobre boa parte do estado, o ar seco e a atuação ainda do ar frio remanescente provocaram mais uma noite fria, sobretudo no interior do Litoral Sul e áreas altas do Planalto Serrano. A temperatura mínima do estado foi no Morro da Igreja com 9,7ºC. Em Timbé do Sul a mínima ficou 14,4ºC, o que é um valor baixo para março e também para a região onde tal município se encontra.

Durante a tarde de hoje, as áreas sem muitas nuvens tiveram acelerado acréscimo de temperatura, chegando a fazer calor de 32,5ºC em Caibi. No sul do estado, se a manhã foi fria, não se pode dizer o mesmo da tarde. A amplitude térmica reinou e fez com, por exemplo, Criciúma, tivesse mínima de 15,8ºC contra uma máxima de  30,2ºC. 

Para a quarta-feira, aniversário de Florianópolis e dia meteorológico mundial, o CIRAM prevê um dia com muita variação de nuvens e chance de chuva isolada a qualquer momento no leste do estado. No interior há chance de pancadas de chuva com trovoadas apenas no final do dia, de forma muito isolada. As temperaturas já não sobem tanto, ficando na marca dos 27ºC. Na serra as mínimas sobem mas ainda ficam amenas, com valores em torno dos 12ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.

Nenhum comentário: