Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 15 de março de 2011

TERÇA-FEIRA COM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS E FORMAÇÃO DE NEVOEIRO EM SANTA CATARINA

A terça-feira, como previsto pelo CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), iniciou com temperaturas baixas para essa época do ano em Santa Catarina. A mínima do estado foi em Urupema, com 6,5ºC na metade da madrugada. Na tabela abaixo você confere os menores valores míninos de temperatura registrados hoje no estado.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)6,5
Morro da Igreja (INMET)6,8
São Joaquim (CIRAM)7,1
Timbé do Sul (CIRAM)12,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)12,5
Campos Novos (CIRAM)12,6
Jacinto Machado (CIRAM)12,7
Caçador (INMETS)13,5
Dionísio Cerqueira (INMET)13,8
São Miguel do Oeste (INMET)13,9
Turvo (CIRAM)14,5
Ituporanga (INMET)14,7

A maior parte dessas mínimas se deram na madrugada, sobretudo na metade do período. Isso aconteceu em virtude da formação de fortes nevoeiros em boa parte do território catarinense pela manhã. Na imagem de satélite com detecção de nevoeiros (abaixo), as cores em azul mais escuro indicam os lugares onde o fenômeno era mais intenso.

Esses nevoeiros são do tipo radiativo, ou seja, se forma em noites de céu claro e vento calmo, onde boa parte da radiação solar diurna se perde para o espaço, o que somado a uma umidade relativa mais alta no período noturno, acaba levando a temperatura do ar até o ponto de orvalho, gerando o nevoeiro. 

Durante a tarde o sol apareceu, com maior nebulosidade no leste, sobretudo nuvens do tipo Stratocumulus. As temperaturas, ao contrário da manhã, se elevaram no decorrer do período vespertino. As maiores máximas foram no oeste, com 30,2ºC em Caibi, 29,9ºC em Chapecó, 29,6ºC em Concórdia e 29,1ºC em Dionísio Cerqueira. No leste até fez um pequeno calor, chegando a 27ºC em Itajaí. Apesar desse calor, a umidade ficou relativamente baixa, impedindo aquela sensação de abafamento. Em Urussanga, por exemplo, o menor valor de umidade relativa hoje foi de 40%.

O que garante esse tempo mais estável e sem chuvas é a presença de um sistema de alta pressão, que estende sua crista (área alongada de alta pressão atmosférica) pela região Sul do Brasil. Essa crista também é notada nos demais níveis da troposfera. O centro do sistema de alta pressão frio, está migrando aos poucos para o mar ao largo da costa da Argentina, como mostra a figura abaixo. Por isso, os ventos que estavam de sul, irão começar a virar para sudeste/leste e assim trarão umidade do oceano, culminando com a formação de nuvens e chuvas orográficas.
Perceba nessa mesma figura, que no oceano Atlântico a sudeste da costa do RJ, há uma área com ventos girando no sentido horário (letra B). Pois bem, é a tão falada tempestade tropical de nome Arani (do Tupi, "Tempo Furioso"), fenômeno raro na costa brasileira, sendo registrado em 2010 (Anita) e em 2007 (sem nome), além do furacão Catarina em 2004. Esses sistemas são ciclones tropicais, porém não possuem "olho" como furacões, e tem ventos entre 65km/h a 120km/h. Na imagem do satélite GOES-12 (abaixo), é possível notar o sistema no mar, com intensa convecção (elevação de ar quente).


A tempestade tropical Arani chegou a  ser incluída no mapa  de ciclones tropicais ativos no mundo, feito pela NASA (figura abaixo).


Contudo, Arani não oferece risco para o litoral brasileiro, visto que o deslocamento será para o alto mar no sentido sudeste nos próximos dias, como mostra a figura abaixo.

A quarta-feira deve iniciar ainda com temperaturas mínimas baixas, sendo que na Serra podem chegar a 8ºC, especialmente nas baixadas e vales. O posicionamento do sistema de alta pressão em alto mar deve favorecer a entrada de umidade na costa catarinense, como comentado anteriormente. Por isso espera-se chuvas isoladas e fracas na faixa litorânea no início do dia e a noite. As temperaturas sobem a tarde e faz calor. Máxima de até 30ºC no extremo oeste.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA, METSUL.

Nenhum comentário: