Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de março de 2011

VENTO INTENSO AGITA O MAR E ANUNCIA A CHEGADA DO AR FRIO

A segunda-feira amanheceu ainda com muitas nuvens e chuva isolada em alguns pontos do litoral catarinense em virtude da banda frontal associada a uma frente fria no mar ao largo da costa. Em Joinville, como de costume, choveu 12mm até as 2 horas da manhã. Já em Itapoá um pouco mais, sendo acumulado 12,8mm. No litoral sul o maior valor foi de apenas 2mm em Timbé do Sul.

Entretanto, o que chamou a atenção no dia de hoje, sobretudo na madrugada e manhã, foram as intensas rajadas de ventos. Os valores alcançaram: 64,4km/h em Laguna, 57,8km/h em São Francisco do Sul, 56,0km/h em Florianópolis, 54,3km/h em São José e 42,1km/h em Araranguá. Esse vento todo foi provocado por um ciclone extratropical em alto mar na altura da costa da Argentina. Apesar da distância, a pressão baixa de 981 hPa em seu centro e a presença de pressões maiores associadas a massa de ar frio no interior argentino, acabou influenciando a costa catarinense, como pode ser visto na figura abaixo, onde ele é representado pela letra B.
Esse ciclone extratropical impulsionava a entrada da massa de ar frio (letra A na figura anterior) na retaguarda da frente fria. Como estava entrando ar frio e ventava bastante, a sensação térmica foi de mais frio. No Morro da Igreja, por exemplo, a temperatura as sete horas da manhã de hoje era de 10ºC, mas com o vento a sensação térmica caiu para 6ºC. 

As temperaturas máximas voltaram a se elevar durante a tarde, alcançando 28,9ºC em Ituporanga, 28,8ºC em Chapecó, 28,6ºC em Massaranduba e 26,1ºC em Florianópolis. Apenas no sul do estado os valores máximos ficaram mais baixos, registrando 25,2ºC em Criciuma. Isso foi decorrente da maior presença de nuvens nessa região durante a tarde (imagem de satélite abaixo), formada pela circulação dos ventos úmidos do ciclone. 


O ar frio está entrando aos poucos e as temperaturas mínimas de hoje estão se dando agora a noite em Santa Catarina, como é o caso do próprio Morro da Igreja onde no momento faz 7,6ºC. Em São Joaquim a estação da Climaterra acusa 12ºC.

Para a terça-feira a tendência é que as nuvens diminuam em boa parte do estado, favorecendo uma noite fria na Serra e amena nas demais áreas. A mínima, segundo a Climaterra, pode chegar a 5ºC no Planalto Sul. No litoral entre 12 e 18ºC, principalmente nas áreas montanhosas. O mar deve continuar agitado por conta do ciclone extratropical. Na figura abaixo, podemos ver que as ondas na costa catarinense estavam com altura de até 3,5 metros as 21h desta noite, sendo que em alto mar o valor era de 6 metros.

Comentando sobre a chuva do fim de semana, já são 24 cidades que foram afetadas pela chuva em Santa Catarina, sendo que 7 decretaram situação de emergência, sendo elas: Brusque, Nova Trento, Pomerode, Rio Negrinho, Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista e Shroeder. Morreu uma pessoa no sábado quando um carro caiu num rio em Palhoça. O número de feridos chega a 6 nas cidades citadas.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA, DEFESA CIVIL, WUNDERGROUND

Nenhum comentário: