Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de abril de 2011

DO FRIO PARA OS TEMPORAIS, DOS TEMPORAIS NOVAMENTE PARA O FRIO!

Granizo ontem em Criciúma-SC
No domingo a postagem do blog mostrava a entrada do ar frio que provocou a temperatura mais baixa do ano em Santa Catarina. Ainda no domingo, instabilidades geradas pela passagem de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) provocaram pancadas isoladas de chuva no oeste do estado.

Já ontem, segunda-feira, três sistemas atuaram no território catarinense para provocar chuvas e temporais isolados. Um deles era o Jato Subtropical (ventos fortes no alto da troposfera), que na figura acima é representado pelas áreas coloridas. Olhando a legenda, vemos que os ventos sobre boa parte do estado chegava a 200km/h (em altitudes superiores!). A comprovação da presença desses fortes ventos na alta troposfera, era a formação de nuvens do tipo cirrus (Cirrus Uncinus e Cirrus Flocus), como pode-se ver na foto a seguir tirada por mim em Florianópolis.
Florianópolis-SC
Outro sistema atuante era um novo cavado (área alongada de baixa pressão) formado na média troposfera (entre 5 e 6km de altitude), o qual é representado na figura abaixo pelos traços pretos.(clique na foto para ampliar)

O último e importante sistema era uma frente fria na costa gaúcha, que juntamente ao decréscimo de pressão atmosférica provocada pelo cavado, aumentava a convergência de umidade entre a floresta amazônica e SC. Veja na próxima imagem, que na análise de ontem as 9 horas da manhã, os vetores de vento se direcionavam para Santa Catarina. (clique na foto para ampliar)

Ontem entre a tarde e noite, a frente fria alcançou o extremo litoral sul catarinense, alinhando a convergência de umidade nessa área e formando nuvens com desenvolvimento vertical, vistas na imagem de satélite abaixo, na qual também está ilustrada sinoticamente a posição da frente fria. 


Com esta situação, houve pancadas de chuva isoladas, como em Timbé do Sul onde choveu 8,6mm. Em Turvo, a moderada pancada de chuva por volta das 15h, despejou 23,2mm no pluviômetro automático do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Já em Criciúma, além da chuva de até 21mm, houve registro de queda de granizo, como pode ser visto no vídeo abaixo feito por um morador.




Houve também queda de granizo em Blumenau, Lages e Erval Velho. Em Blumenau onde choveu 22mm, o granizo e o vento forte provocaram estragos, como é visto nas duas fotos abaixo, tiradas pelo colaborador Jaime Batista da Silva.
Granizo em Blumenau-SC
Estragos do temporal em Blumenau-SC
As regiões mais afetadas em questão de estragos pelo granizo e ventos fortes, foram o Vale do Itajaí e Oeste. Na última região, os municípios mais atingidos são Herval do Oeste, Tangará, Coronel Martins, Novo Horizonte e São Lourenço do Oeste. Em Novo Horizonte, os estragos estiveram mais relacionados com o fim da noite de domingo, quando choveu 17mm em apenas uma pancada.

Analisando a figura com valores de índices de instabilidade as 9 horas de ontem (abaixo), percebemos que o índice Totals (colorido) e K (contorno) estavam realmente mais altos desde o oeste ao sul do estado, passando por parte do Vale (cores entre roxo e amarelo queimado). Isso significa que havia bastante calor e umidade nos baixos níveis até uma altitude de 3000 metros. Entre essa altitude até a troposfera média, predominava um ar bastante frio, que aliado a forte ascendência do ar, acabou causando o granizo. Perceba que a medida que se aproxima para leste, o K vai diminuindo mas o Totals continua alto, o que indica uma chance boa para tempestades mais severas.
Nesta terça-feira, a presença dos mesmos sistemas atmosféricos permitiram a formação de mais nuvens de desenvolvimento vertical. Novamente, em Timbé do Sul choveu consideravelmente, com até 15,8mm. Nas outras cidades choveu, 12mm em Turvo, 9,4mm em Araranguá, 8mm em Jacinto Machado e 2,8mm em São Joaquim. No decorrer da tarde e noite, a frente fria se deslocou para o mar e permitiu a entrada de um novo pulso de ar frio no estado catarinense. Para se ter uma idéia, já fazia 2,7ºC em Urupema até o fim dessa noite, mostrando que se houver ausência de nuvens, a queda na madrugada será significativa.

O CIRAM prevê uma quarta-feira com bastante sol e poucas nuvens em Santa Catarina. Pela manhã as temperaturas se aproximam de zero (podendo chegar a zero). Há chance de acontecer a primeira geada do ano no Planalto Sul. Faz frio pela manhã, mas esquenta a tarde, bem típico de outono.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS, BLOG FOTOS E NOTÍCIAS DE BLUMENAU

Nenhum comentário: