Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de abril de 2011

URUPEMA REGISTRA A MENOR TEMPERATURA DO ANO ATÉ O MOMENTO

A massa de ar frio na retaguarda da frente fria que passou ontem pelo litoral catarinense, acabou entrando no Sul do Brasil. O interessante é a característica mais continental dela, ou seja, o centro de alta pressão ficou sobre a Argentina enquanto sua crista ingressava com força sobre Santa Catarina. Na imagem de satélite  podemos notar melhor. 

Isso nos mostra que o padrão de sistemas de alta pressão mais marítimos está dando espaço a uma característica mais outonal e também invernal, onde massas de ar frio derrubam as temperaturas mais fortemente quando vem pelo continente, sendo obviamente mais secas e frias. Essa situação proporcionou uma perda de radiativa diurna significativa durante a madrugada, o que associado ao ingresso de ar mais frio, levou as temperaturas próximas de zero. Por volta das 4 horas da manhã, Urupema no Planalto Sul, registrava a menor temperatura do ano em SC, com 1,1ºC na estação do CIRAM. Em São Joaquim, a mínima variou bastante, muito por conta da diferença em acúmulo de ar frio entre vales e montanhas. Por exemplo, na estação Cetrejo, que fica a 1184m de altitude, fez 2,5ºC. Já na estação do INMET localizada num topo (1376m de altitude), o valor medido foi de 7,9ºC. Uma diferença de 5,4ºC entre pontos de uma mesma cidade!

A capital catarinense teve seu menor registro de temperatura de 2011, com 14,7ºC no bairro Itacorubi. Esse valor foi permitido por conta da localidade ficar mais no interior da ilha, ou seja, o fator continentalidade. Já no bairro Capoeiras, que fica mais próximo do mar, a estação do blog Paulo Tempo registrou mínima de 16,7ºC. Na Lagoa da Conceição, a estação que fica na beira da lagoa, teve 18,5ºC, ou seja, uma considerável diferença em se tratando de uma ilha.

Na tabela abaixo, você confere as demais mínimas pelo estado.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC
Urupema (CIRAM)1,1
São Joaquim (CIRAM)2,5
Caçador (INMET)6,0
Lages (INMET)6,3
Morro da Igreja - Urubici (INMET)6,8
Abdon Batista (CIRAM)6,9
Curitibanos (CIRAM)7,6
Rio das Antas (CIRAM)7,7
Celso Ramos (CIRAM)7,8
Campo Belo do Sul (CIRAM)8,4
Canoinhas (CIRAM)8,8
Ituporanga  (CIRAM)11,0
Caibi (CIRAM)11,1
Timbé do Sul (CIRAM)11,3
Concórdia  (CIRAM)11,6
Jacinto Machado (CIRAM)12,0
Turvo (CIRAM)12,6

Como antecipado, houve a primeira ocorrência de geada em 2011, sendo registrada em São Joaquim e em Urupema, ambas estações localizadas em baixadas do Planalto Sul.
Durante o dia, o predomínio do sol e as pouquímas nuvens, marcaram o clima de outono. A umidade relativa caiu bastante em relação aos dias anteriores. Até o litoral secou hoje. Isso por que os ventos predominaram de sudoeste (figura acima), impedindo avanço de umidade marítima. Os menores valores registrados foram de 31% em Florianópolis e Urussanga, 32% em São Joaquim, 39% em Xanxerê, 40% em Urupema e 41% em Itajai.

Os índices de instabilidade, como era de se esperar, cairam bastante. O K ficou negativo e o Totals ficou abaixo de 40, o que juntos indicam pouca umidade na troposfera e pouca variação vertical de temperatura. No gráfico (abaixo) de umidade relativa em Criciúma na análise das 9 horas da manhã, o leitor pode notar que a umidade estava abaixo de 50%, decaindo bastante a medida que aumentava a altitude. (clique na foto para ampliar)

Como o ar está muito seco, as temperaturas logo sobem durante a tarde, se distanciando das registradas pela manhã. Em Urupema onde fez 1,1ºC de mínima, teve 19,5ºC a tarde. Porém não chegou a fazer calor, sendo que a maior parte das máximas no oeste, meio-oeste e planalto serrano não passaram dos 25ºC. No litoral sim fez um pouco de calor, principalmente no norte onde foi anotado 28,3ºC em Massaranduba.

Para a quinta-feira, o CIRAM prevê mais um dia ensolarado em Santa Catarina. Faz frio pela manhã, mas esquenta a tarde. O ar seco predomina.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA

Nenhum comentário: