Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TEMPERATURA MÉDIA GLOBAL FICOU 0,1ºC ABAIXO DO NORMAL EM MARÇO-2011

Os satélites desde o ano de 1978, conseguem medir a temperatura da baixa troposfera no globo todo, incluindo continentes e oceanos. Já o que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) nos mostra em seus gráficos, são dados de estações meteorológicas, que devido ao aumento da urbanização, começaram obviamente a registrar aquecimentos locais, os quais numa média representam uma falsa idéia de aquecimento do planeta, induzindo a um erro gravíssimo e disseminado mundo a fora.

De fato o planeta aqueceu sim entre entre 1975 até meados de 2001, segundo dados confiáveis de satélite. Porém, esse aquecimento não foi provocado por ações humanas, até porque o CO2 não está em suas maiores concentrações. Mesmo se tivesse, não há correlação entre esse gás e o aumento da temperatura. O fator independente seria a temperatura dos oceanos, que quando aumenta acaba causando maior liberação de gás carbônico na atmosfera, sendo a mesma coisa que acontece com um refrigerante quente sem a tampa. De 2002 para cá, a Terra vem resfriando. Em Março deste ano, a temperatura média global medida por satélite, ficou 0,1ºC abaixo do normal, como é visto na figura abaixo. Note que o único pico de aquecimento no início de 2010 foi devido ao El Niño e o aquecimento do oceano Atlântico associado a precessão da Lua, mas que não interfere na tendência geral de resfriamento global.
Essa variação natural de temperatura é controlado praticamente pelo sol, que possui um ciclo de 90 anos, onde aumenta e diminui sua atividade, ou seja, as explosões solares. Dentro dos 90 anos, há um outro ciclo solar de 11 anos onde ocorre também um mínimo e um máximo solar. Se olharmos o gráfico abaixo, vemos que o sol começou a ter diminuição de atividade justamente a partir de 2002, coincidindo com o declínio da temperatura global. Note que a linha vermelha representa a previsão de um pequeno máximo de atividade em 2013, mas muito menor do que o de 2002. Nos próximos 80 anos a tendência é termos menos períodos de máximos solares, o que implica em um resfriamento do planeta nesse tempo.
Com a atividade solar baixa, os oceanos tendem a ficar menos quentes. O oceano Pacífico possui um ciclo chamado PDO (Oscilação Decadal do Pacífico), onde a cada 30 anos ele possui um aquecimento e um resfriamento, chamados de fase positiva e negativa. Nos últimos 10 anos, o Pacífico entrou numa fase negativa, o que acarreta em mais eventos de La Niña (resfriamento anômalo do oceano Pacífico Equatorial e costa oeste da América do Sul). Você pode comprovar isso com o forte La Niña que estamos tendo, o qual começou em meados de 2010 e até agora ainda está na ativa. Esse La Niña é o responsável pelas enchentes na Austrália e Venezuela.

O resfriamento do planeta também é comprovado pelo rigoroso inverno deste ano no hemisfério norte. Segundo o site Voz da Rússia, Moscou teve o inverno mais frio desta década: "O fevereiro de 2011 pode ficar "laureado" entre os meses mais frios da última década". Nos Estados Unidos, a cidade de International Falls, localizada em Minesota registrou -43ºC, sendo a menor temperatura desde o ano de 1897. Na Espanha, não se via tantos dias frios nos últimos 20 anos. A neve foi abundante, invadiu cidades e provocou transtornos. Nos EUA, foi a quinta maior nevasca dos últimos anos. Até onde fazia anos que não ocorria neve, o fenômeno se fez presente. Na Alemanha, o derretimento da neve chegou a causar inundações, segundo site Bom Dia Brasil.


DADOS: NOAA, UAH, APOLO 11, VOZ DA RÚSSIA, DIÁRIO DE NOTÍCIAS, BOM DIA BRASIL

Nenhum comentário: