Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de junho de 2011

CAVADO VEM DE OESTE E AR POLAR DE FORTE INTENSIDADE AVANÇA DE SUL

Hoje durante a madrugada, ainda tivemos chuvas em algumas regiões catarinenses. A precipitação durou até pelo menos as 8 horas da manhã. Houve algumas pancadas um pouco mais intensas inclusive, como em Timbé do Sul, onde choveu 17,6mm nos primeiros minutos do sábado. Na imagem de satélite abaixo, pode-se observar a célula convectiva sobre o sul do estado, responsável por essas pancadas de chuva.
Isso decorreu devido a aproximação daquele cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) na média troposfera que estava influenciando ontem o RS. Inclusive, esse mesmo cavado associada a alta umidade provocou queda de granizo em Cascavel no PR. Na figura de análise de ventos a 6km de altitude (a seguir), é possível ver esse sistema, na área onde os ventos seguem uma circulação ciclônica aberta.
Durante a manhã de sábado a nebulosidade foi diminuindo em boa parte de Santa Catarina, a medida que o cavado se afastava. A nebulosidade mais significativa ainda ficou no oeste e um pouco menos intensa no litoral. Nas duas imagens do satélite GOES-12 no canal visível (abaixo), podemos ver bem essa diminuição da nebulosidade entre as 9h e 11h.
9 horas da manhã
11 horas da manhã
Em Florianópolis, por exemplo, fotos tiradas por mim hoje próximo do meio-dia, mostram o céu bem menos nublado que ontem. .Na primeira foto, temos a visão parcial da Ilha de Florianópolis, sendo que a ponto onde foi tirada a foto é o bairro Estreito, na parte continental da cidade. Na segunda foto, temos o Morro do Cambirela, localizado a 1053m de altitude e pertencente ao município de Palhoça
Florianópolis-SC
Florianópolis com Palhoça ao fundo
Apesar dos aparecimentos maiores do sol durante a tarde, as temperaturas pouco se elevaram. A temperatura máxima do estado se deu em Rio Negrinho no planalto norte, com 22,6ºC. Já a menor máxima foi de 13,4ºC em Timbé do Sul.

Depois da trégua, nuvens de desenvolvimento vertical voltaram a se desenvolver a partir do oeste do estado, ganhando intensidade e tamanho pelo estado, sobretudo ao longo desta noite. Essa nebulosidade foi formada por um novo cavado. Perto das 23h, o radar meteorológico do Morro da Igreja detectava refletividade de até 35 dBZ sobre o Planalto Sul e Vale do Itajaí (figura abaixo). A estimativa é que esteja chovendo em média entre 8 e 10mm por hora nessas áreas. Havia descargas elétricas, inclusive na serra, onde fazia em torno dos 10ºC a 1,5m do chão.
Até a meia noite, os maiores valores de chuva nas últimas 24 horas era de 38,4mm em Dionísio Cerqueira, 38,2mm em São Miguel do Oeste e 32,4mm em São Joaquim. É válido lembrar que esses valores acima são a soma da chuva da madrugada com a desta noite!

Ao mesmo tempo que esse cavado na média troposfera avança de leste provocando chuvas e descargas elétricas, uma nova frente fria chega da Argentina e se aproxima de SC. Na sua retaguarda, uma forte massa de ar polar de origem continental avança pela Argentina declinando as temperaturas. Para se ter uma idéia do tamanho frio, faz 0ºC em Córdoba na Argentina neste momento. Na análise sinótica desta noite, a pressão atmosférica no centro do ar polar era de 1036 hPa (letra A), o que é um valor bastante alto e que denota a forte intensidade. Veja mais detalhes abaixo, onde os traços pretos representam o cavado que foi gerado em superfície através do cavado na média troposfera.
No domingo, há condições de precipitação de neve no planalto sul catarinense, principalmente nas áreas acima dos 1000m de altitude. Isso por que haverá nebulosidade com desenvolvimento vertical provocada pelo cavado, ao mesmo tempo que o ponto de congelamento da água estará em altitudes mais baixas devido a entrada do forte ar polar. A chance maior será a noite, pois a temperatura na baixa troposfera já estará próxima de zero grau. No litoral ainda chove pela manhã, melhorando no decorrer do dia, com forte vento frio de sudoeste. Madrugada de segunda e terça-feira serão geladas e com geada forte. Mais informações em breve aqui no blog

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, METSUL
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: