Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ANTICICLONE POLAR TRAZ NEVE E TEMPERATURAS NEGATIVAS EM SANTA CATARINA

Ao longo do domingo, a entrada de um intenso anticiclone de origem polar com pressão central de 1030 hPa (hectopascais), declinou as temperaturas ao longo do dia em Santa Catarina. Para se ter uma idéia, praticamente todas as temperaturas máximas de ontem se deram na madrugada. Por volta das 15h, quando normalmente é a hora mais quente do dia, fazia apenas 4,7ºC em Urupema e 3,7ºC em São Joaquim!.
Como havia um distúrbio de pressão atmosférica na borda do anticlone polar, o que denomina-se de cavado invertido (traços pretos na figura acima), além da presença de circulação de umidade a partir de um ciclone extratropical na costa do Uruguai (letra B), nuvens se formaram desde o meio-oeste até o planalto sul de Santa Catarina. Com a incursão de ar frio, o nível onde a temperatura do ar era de 0ºC abaixou para 1400 metros (figura abaixo), fazendo congelar o vapor d'água até formar a neve.
Os primeiros flocos começaram a cair por volta das quatro horas da tarde em São Joaquim, segundo informações da Climaterra. A cidade fica numa altitude de aproximadamente 1300m. A partir das 18 horas, a neve aumentou de intensidade e também foi registrada em outras cidades do planalto sul, como Urupema, Bom Jardim da serra e Urubici. O fenômeno variou entre neve granular (Graupel) e neve em flocos. De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, chegou a acumular neve no topo da Serra do Rio do Rastro e no Morro da Igreja em Urubici. As fotos da primeira precipitação nival de 2011 seguem abaixo.
São Joaquim-SC
São Joaquim-SC
São Joaquim-SC
Urupema-SC
Urubici-SC
Bom Jardim da Serra-SC
No meio-oeste, apesar de o nível de congelamento da água estar a 1100 metros de altitude (como mostra a figura do início da postagem), a região em si está localizada num relevo de até 800 metros de altitude. Sendo assim, a neve percorreu um caminho maior e encontrou camadas mais quentes antes de cair na superfície, causando seu derretimento e formando a chuva congelada, cuja qual ocorreu em Caçador. Entretanto, durante a madrugada desta segunda-feira, o nível de congelamento da água baixou ainda mais e chegou aos 800 metros de altitude (figura abaixo), o que junto a manutenção da nebulosidade, acabou aumentando as chances de nevar no meio-oeste. 
Foi o que aconteceu. Por volta das 6 horas da manhã de hoje, moradores registraram precipitação de neve em Herval do Oeste, a 5km de Joaçaba no meio-oeste. Veja mais no vídeo e nas fotos abaixo.


Herval do Oeste-SC
Herval do Oeste-SC
As temperaturas durante toda a ocorrência da neve no planalto sul, se mantiveram negativas. No Morro da Igreja, a estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mediu -5,1ºC as 22h. Entretanto como o vento estava na casa dos 70km/h, a sensação térmica do cume do estado chegou a incríveis -28ºC.

A medida em que o anticiclone polar ia dominando Santa Catarina, as temperaturas cada vez mais iam despencando, principalmente onde não havia tantas nuvens, porém até onde elas se mantiveram. A madrugada desta segunda-feira foi gelada em todo o estado catarinense. Os valores de temperatura ficaram negativos no oeste, meio-oeste e planalto serrano. A menor se deu no Morro da Igreja com -5,7ºC, seguido de São Joaquim com -3,2ºC, -2,5ºC em Monte Castelo e -1,2ºC em Campos Novos. Confira mais na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) segunda-feira
Morro da Igreja - Urubici (INMET)-5,7
São Joaquim (INMET)-3,2
Monte Castelo (CIRAM)-2,5
Urupema (CIRAM)-2,4
Papanduva (INMET)-2,3
Rio Negrinho (CIRAM)-1,6
Campos Novos (CIRAM)-1,2
Novo Horizonte (CIRAM)-1,2
Irineópolis (CIRAM)-1,1
São Miguel do Oeste (INMET)-1,0
Caçador (CIRAM)-0,7
Curitibanos (CIRAM)-0,5
Campo Belo do Sul  (CIRAM)-0,4
Xanxerê (CIRAM)-0,3
Joaçaba (CIRAM)1,1
Rio do Campo (CIRAM)2,0
Itapoá (CIRAM)3,0
São Francisco do Sul (CIRAM)3,1
Timbé do Sul (CIRAM)3,6
Urussanga (CIRAM)4,7
São José (CIRAM)6,5

Em São Joaquim, árvores molhadas pela chuva amanheceram congeladas. Já em Urupema, aconteceu o fenômeno sincelo, que é o nevoeiro congelado. As fotos abaixo, tiradas pela prefeitura no Morro das Antenas, mostram bem o fenômeno, que pode ser confundido com neve.  
Urupema-SC
Urupema-SC
Urupema-SC
As 9 horas da manhã, o frio ainda era intenso no estado, como mostra a figura com análise de temperatura a superfície. Veja que o planalto serrano ainda acusava marcas próximas de zero e inclusive zero grau.
A imagem do satélite no canal visível (abaixo) das 14h tarde, nos mostrava toda SC praticamente sem nuvens.
No entanto, mesmo com a presença do sol, as temperaturas máximas ficaram bastante baixas. Para se ter uma idéia, não fez mais que 2ºC no Morro da Igreja. Em São Joaquim, não passou dos 4,2ºC, sendo a menor temperatura máxima com sol desde 1987. Nem o litoral escapou do frio da tarde, sendo que Itajai teve máxima de apenas 16,4ºC. No restante do planalto, tivemos as maiores máximas em Porto União com 13,7ºC, em Dionísio Cerqueira com 10,1ºC e em Joaçaba com 9,7ºC. Apesar do domingo com umidade relativa nas alturas, esta segunda-feira chegou a marcar valor baixo de 37% em São Joaquim. Por conta do ciclone extratropical na costa gaúcha, os ventos ficaram mais intensos no litoral sul. Em Laguna, após os 73km/h de ontem a noite, a tarde de hoje apresentou rajadas de até 59km/h.

A tendência é que a próxima madrugada seja ainda mais fria em SC. Segundo a Climaterra, espera-se mínimas de até -10ºC no planalto sul, de -4 a -6ºC no oeste, meio-oeste e planalto norte, -2 a 1ºC no Vale e entre 2 e 3ºC no litoral. Risco alto de geada, sobretudo nas baixadas e vales.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, METSUL
FOTOS: PORTAL EDER LUIZ, PREFEITURA DE URUPEMA, DIÁRIO CATARINENSE, METSUL, SÃO JOAQUIM ONLINE
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: