Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 19 de junho de 2011

FRENTE FRIA PROVOCOU CHUVAS CONSIDERÁVEIS E VENTOS FORTES EM PARTE DE SC

Já na sexta-feira, uma frente fria recém formada sobre o Uruguai, avançou sobre o RS e chegou até Santa Catarina. Na foto de satélite abaixo, feita pelo GOES-12, podemos ver a banda de nebulosidade frontal.
O sistema chegou provocando rajadas isoladas de vento forte, sobretudo no sul e planalto sul. No Morro da Igreja, localizado em Urubici, a rajada máxima de vento registrada pela estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de 104,7km/h. Já no litoral sul, Laguna teve vento de até 87km/h por volta das oito horas da noite de sexta-feira. No mesmo horário, outra estação também no INMET, só que em Araranguá, acusou 61km/h. Um pouco antes, Criciúma apresentou rajada pontual de 40km/h, o que acabou provocando a queda de algumas placas pela zona sul da cidade.
Criciúma-SC
A frente fria trouxe chuva, sendo mais significativas no oeste, meio-oeste e planalto norte. Entre a noite de sexta-feira e madrugada de ontem, Xanxerê teve acumulado de precipitação de 36,4mm. Já em Água Doce no meio-oeste, choveu 41,4mm neste mesmo período. A chuva foi irregularmente distribuída entre as regiões catarinenses. Por exemplo, enquanto Xanxerê teve mais de trinta e cinco milímetros, Concórdia obteve apenas 2,5mm!. Na tabela abaixo, você confere mais detalhes da chuva ocorrida entre a sexta-feira e sábado.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) sexta/sábado
Água Doce (CIRAM)41,4
Xanxerê (CIRAM)36,4
Caçador (CIRAM)29,8
Joaçaba  (INMET)27,0
Irineópolis (CIRAM)25,0
Lébon Régis (CIRAM)24,2

Olhando a análise de índices de instabilidade atmosférica (abaixo) na noite de sexta-feira, veremos que os índices Totals e K estão mais altos nas regiões onde mais choveu. Isso indica que havia bastante umidade na troposfera, desde os baixos até os médios níveis. Isso acaba inibindo grandes tempestades e causando mais chuvas. Já no sul e planalto sul do estado, o índice Totals continua alto, mas o K está baixo, denotando uma troposfera úmida em baixo, ao passo que acima de 3km de altitude havia uma camada mais seca. Isso se refletiu nos ventos fortes e pouca chuva nessas áreas, como mostrado anteriormente.
A umidade era trazida pelo Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos de noroeste a 1500 metros de altitude), que alimentava a frente fria. Veja esse jato na figura de análise de ventos a seguir.
Durante o sábado, tivemos a presença de muitas nuvens altas do tipo cirrus, cirrustratus, cirrus flocus e nuvens médias como as altocumulus. Tal nebulosidade era gerada pela presença de correntes de jato subtropical, que são ventos muito fortes na alta troposfera. Pela sondagem atmosférica realizada diariamente no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, a maior velocidade do vento se encontrava numa altitude de 11453m, com 259,2km/h. As nuvens podem ser vistas nas fotos abaixo, feitas em São José na manhã de sábado. 
São José-SC
São José-SC
Na imagem de do satélite GOES-12 no canal de vapor d'água, também podiam ser vistas as nuvens altas.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, ENGEPLUS
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: