Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 21 de junho de 2011

INVERNO ASTRONÔMICO INICIA COM FRENTE ESTACIONÁRIA SOBRE SANTA CATARINA

Chuva em Imbituba-SC
Durante o domingo, uma frente quente se manteve provocando temporais no RS. Com a queda da pressão atmosférica, devido a presença do Jato Subtropical (ventos fortes na alta troposfera), houve a advecção negativa de temperatura a sudoeste do sistema, formando então um sistema frontal completo. O ramo quente foi em direção ao mar juntamente a um ciclone extratropical no sul do oceano Atlântico. Já o ramo frio chegou até o centro-sul de Santa Catarina, onde se tornou estacionário, gerando assim uma frente estacionária. Na foto do satélite GOES-12 a seguir, pode-se ver a banda de nuvens sobre Santa Catarina, apresentando alguns topos bem altos e bastante congelado, cuja temperatura atinge até -70ºC.
Quanto mais altos os topos chegam, maior é a diferença de temperatura ao longo da nuvem de desenvolvimento vertical e assim mais intensa será a chuva e as tempestades. Se olharmos os índices de instabilidade K e Totals na manhã de hoje, vemos que ambos possuem maiores valores no Oeste, Litoral Sul, parte do Vale e do norte do estado. 
Até as 23h, um pouco antes desta postagem, São Miguel do Oeste já somava 109mm de precipitação, o que representa 73% do esperado para todo o mês de junho. Em Novo Horizonte, além de ter chovido 55mm, ventou forte, com rajada de 60,4km/h por volta das nove horas desta noite. No Planalto Sul a chuva também veio intensa, sendo que Campo Belo do Sul teve 48,6mm entre as 6h e 16h. Na tabela abaixo, você confere os maiores valores de precipitação acumulada hoje em Santa Catarina, nas estações meteorológicas automáticas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).
Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) terça-feira
São Miguel do Oeste (INMET)109,0
Novo Horizonte (CIRAM)55,0
Xanxerê (CIRAM)50,0
Campo Belo do Sul (CIRAM)48,6
Dionísio Cerqueira (INMET)48,6
Água Doce (CIRAM)43,2
Abdon Batista (CIRAM)35,2
Timbé do Sul (CIRAM)35,4
Rio do Oeste (CIRAM)31,2
Rio do Campo (INMET)27,4
Lebon Régis (CIRAM)26,0
Turvo (CIRAM)25,8

Junto com a frente estacionária, tem-se também a forte interação das correntes de jato, que como visto, são ventos fortes na alta troposfera. Na figura abaixo, podemos ver mais amplamente a presença desse jato (cores avermelhadas). 
A sigla VCAN na figura acima entre Chile e oceano Pacífico adjacente, representa um sistema denominado Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. Apesar de ainda estar longe do Sul do Brasil, acaba advectando vorticidade ciclônica, o que ajuda na manutenção das instabilidades. A umidade para garantir as chuvas está vindo da floresta amazônica, através do Jato de Baixos Níveis. Na próxima figura, percebe-se que ele segue em direção ao oeste catarinense, onde as cores avermelhadas indicam ventos mais intensos a 1500 metros de altitude.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o VCAN deve se aproximar do Sul do Brasil nas próximas 24 horas. Entre a noite de amanhã e a madrugada de quinta-feira, o VCAN dará início a uma ciclogênese sobre o estuário do rio da Prata, formando assim um ciclone extratropical. Até lá, o tempo segue instável sobre Santa Catarina, com chance de novos temporais durante a quarta-feira.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.
FOTO: TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: