Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de junho de 2011

FRIO, NEVOEIROS E CINZAS VULCÂNICAS MARCARAM O DIA EM SC

A nova massa de ar frio entrou em Santa Catarina e provocou uma madrugada e manhã gelada sobre o estado, especialmente no planalto serrano. A menor temperatura foi registrada em Urupema com -5,8ºC, seguida de São Joaquim onde fez -4,3ºC. Ambas estações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Mais uma vez os valores mais baixos se deram nas baixadas e vales, onde o ar frio mais denso se acumula. Na própria São Joaquim, por exemplo, ao mesmo tempo que negativou na estação do CIRAM que fica numa parte mais baixa (1184m de altitude), a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada num topo (1376m de altitude) apresentou 0,9ºC positivos.

Em Urupema a geada novamente se formou, como mostram as fotos abaixo. Para se ter uma idéia, dos 14 dias deste mês de junho, todos tiveram registro de geada no município serrano em questão.
Urupema-SC
Na tabela abaixo, confira as menores temperaturas mínimas registradas hoje no estado pelas estações do CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)
Urupema (CIRAM)-5,8
São Joaquim (CIRAM)-4,3
Campo Belo do Sul (CIRAM)2,8
Lages (INMET)3,7
Caçador (INMET)4,6
Celso Ramo (CIRAM)4,7
Major Vieira (CIRAM)4,9
Itaiópolis (CIRAM)5,0
Campos Novos (CIRAM)5,4
Timbé do Sul (CIRAM)6,5

Repare que no Planalto Norte os valores não ficaram negativos ou próximos de zero hoje. Isso não aconteceu pela intensidade do ar frio, mas sim devido a formação de intensos nevoeiros na região. Eles foram gerados  por  inversão térmica, que faz a temperatura do ar chegar a do ponto de orvalho. Em outras áreas onde não houve nevoeiro, haviam nuvens em virtude da circulação de umidade marítima, através de ventos de sudeste, provenientes do sistema de alta pressão polar que está no mar  ao largo da costa gaúcha. Na figura abaixo, podemos ver essa situação, sendo que o sistema é representado pela letra A.
Na imagem do satélite Aqua com o sensor Modis (abaixo) no período da manhã, podemos notar duas situações. Uma delas é a tal presença dos nevoeiros e das nuvens nas regiões referidas. A outra é que a camada de cinzas do vulcão Puyehue conseguiu chegar novamente ao território catarinense. Na imagem ela segue uma orientação sudoeste-nordeste, parecendo uma fina nuvem, mas na verdade são cinzas vulcânicas. 
Laguna no litoral sul, aparece destacada na imagem por estar bem na região onde se encontra a camada fina de cinzas vulcânicas. No céu do município, o sol ficou fosco pela manhã (foto abaixo), devido a essas cinzas misturadas com alguma nebulosidade.
Laguna-SC
Olhando a análise de ventos numa altitude de 10km, podemos notar que eles seguem a mesma orientação da nuvem vulcânica, ou seja, eles estão trazendo-a para SC. Perceba, que no oeste e centro-norte catarinense, os ventos estão mais zonais (oeste para leste) e por isso as cinzas não chegaram até essas áreas.

Durante a tarde, essa camada de cinzas ficou ainda mais intensa, chegando a alcançar a Grande Florianópolis e se misturar com as nuvens do tipo Altocumulus, como pode ser visto na imagem do satélite Terra com o sensor Modis.
A presença do ar frio proporcionou uma tarde bastante agradável em SC. No litoral sul e grande Florianópolis, a camada de cinzas também ajudou a diminuir o brilho solar e ajudar a "estancar" o aumento das temperaturas. Nessas duas regiões, tivemos máximas de 21ºC em Criciúma, 20ºC em Urussanga e 19,9ºC em Florianópolis. Já no oeste fez um pouquinho mais, chegando até 22,8ºC em São Miguel do Oeste.

Para a quarta-feira, a previsão é de sol com algumas nuvens em SC. Na serra pode-se ter novamente valores negativos de temperatura. e chance de geada. Durante a tarde, nada de calor. As máximas não ultrapassarão os 22ºC.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL E NASA
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA E TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: