Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 13 de junho de 2011

FRENTE FRIA PASSA SEM CHUVA EM SANTA CATARINA

Uma nova frente fria se aproximava de Santa Catarina no decorrer do dia de hoje. Antes da chegada do sistema, tivemos a formação de bastante nevoeiros pelo estado. Segundo dados da sondagem atmosférica feita diariamente no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, a temperatura a superfície era de 15ºC, ao passo que numa altitude de 628 metros o valor estava em 21,6ºC. Ou seja, uma inversão térmica. Tal situação é indicativo da chance de nevoeiros estarem acontecendo. No interior, eles se formaram principalmente no planalto serrano, como mostra a imagem abaixo (cores em azul).
Já no litoral, o fenômeno aconteceu no mar, pois este estava com temperatura de 20,4ºC, ao passo que o vento do quadrante sul que soprava no instante, estava  mais frio. A presença de ainda cinzas do vulcão chileno Puyheue, as quais vieram do oceano Atlântico, remanescentes do ingresso de cinzas que aconteceu  semana passada, podem ter participado como núcleos de condensação, favorecendo a persistência dos nevoeiros, como foi verificado hoje. Durante o fim da manhã, o aquecimento acabou enfraquecendo os nevoeiros e transformando-os em névoa úmida. Nas fotos enviadas pelo colaborador do blog, Gustavo Amancio da Silva, podemos notar esse fenômeno ao meio-dia em Porto Belo, litoral norte catarinense. Repare que a névoa chega muito próxima da cidade na segunda foto.
Porto Belo-SC

Porto Belo-SC
Durante a tarde, a aproximação da frente fria favoreceu o chamado aquecimento pré frontal. Fez calor, principalmente no sul do estado. O que chamou a atenção foi a alta amplitude térmica, ou seja, frio de manhã e calor a tarde. Em Urussanga, por exemplo, o dia amanheceu com 8,9ºC, mas a tarde a temperatura máxima foi de 26,3ºC! Mesma situação em Criciúma, com temperatura mínima de 7,8ºC e máxima de 26,8ºC! No litoral norte não foi muito diferente, sendo que em Itapoá a menor temperatura do dia foi 6,9ºC, enquanto a maior foi 25,3ºC.

Na serra, onde não houve nevoeiro, a temperatura novamente caiu perto e abaixo de zero grau. Urupema, teve -1,9ºC, segundo a estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina). A geada novamente se formou pela manhã e embelezou ainda mais a paisagem. Veja na foto abaixo, feita pela prefeitura de lá.
Urupema-SC
Na figura abaixo, podemos ver como estava a análise de ventos e pressão atmosférica em superfície. Veja que a massa de ar frio na retaguarda da frente fria já está sobre a Argentina (letra A), com pressão máxima de 1029 hPa. O ciclone extratropical associado a frente fria se encontra em alto mar (letra B), com pressão mínima de 1000 hPa. Essa diferença de pressão, associado ao fato de estarmos com um escoamento mais zonal em altitude, ou seja, ventos de oeste para leste, fez com que a frente fria passasse muito rápido e com pouca atividade. 
Na imagem de satélite de agora a noite, podemos notar o sistema bem fraco entre o nosso litoral e o oceano Atlântico, com no máximo nuvens e ausência de precipitação. 

Para a terça-feira, a previsão é de um dia ensolarado em todo o estado. Pela manhã há chance de temperaturas em torno e até abaixo de zero grau no planalto serrano, com chance de geada. Durante a tarde, temperaturas muito agradáveis. O vento de sul pode trazer uma sensação de mais frio.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRA E MARINHA DO BRASIL
FOTOS: GUSTAVO AMANCIO DA SILVA E PREFEITURA DE URUPEMA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: