Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 29 de junho de 2011

QUARTA-FEIRA COM MAIS CHUVA E TAMBÉM MAIS NEVE EM SANTA CATARINA

O cavado (área de baixa pressão alongada) previsto para hoje, chegou e instabilizou o ar sobre Santa Catarina. Na figura abaixo, podemos notar esse sistema mediante os traços pretos, que visa uma ilustração sinótica. 
A queda de pressão atmosférica que o cavado de altitude provoca em superfície ao longo de sua borda leste/nordeste, acaba aumentando a convergência de umidade entre a floresta amazônica e SC. Na próxima figura com análise de ventos a 1500 metros de altitude, vê-se que eles seguem de noroeste para nosso estado.
A nebulosidade já cobria praticamente todo o estado por volta das 7 horas da manhã, como mostra a imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho colorido. 
A chuva começou no fim da madrugada a partir do oeste e meio-oeste catarinense, se estendendo rapidamente para as demais regiões, de modo que no litoral já era observado alguns pingos de chuva no final da manhã. As precipitações, contudo, não foram lá tão significativas. Os maiores valores foram acusados no nordeste catarinense, com 13mm em Apiúna, 12,4mm em José Boiteux e Major Vieira, 11mm em Rio do Oeste, 10,6mm em Monte Castelo, 8,2mm em Canoinhas, 8mm em Ituporanga, 7,4mm em Joinville e 7mm em São José.

Observando a análise de velocidade vertical do ar na camada média da troposfera, verifica-se que eles estão mais negativos (cor vermelha) sobre o nordeste catarinense, indicando que o ar estava com maior levantamento nessa área, onde realmente houve mais chuva.
No Planalto Sul, além da chuva, houve novamente precipitação de neve pela manhã no distrito do Cruzeiro em São Joaquim e na localidade Vacas Gordas no município de Urubici. Essas informações foram divulgadas agora a noite pela Climaterra. Moradores de Lages também afirmaram ter presenciado chuva congelada em Lages.

Em Urupema, mesmo com a nebulosidade e um pequeno aumento de temperatura em relação a ontem, cachoeiras permaneceram congeladas hoje pela manhã na subida do Morro das Antenas.
Urupema-SC
O que chamou a atenção hoje além da nova ocorrência de neve, foram os valores muito baixos de temperatura máxima. Apesar de não ter negativado novamente pela manhã, o tempo encoberto e chuvoso durante todo o dia associado a presença da massa de ar frio, fizeram com que as temperaturas hoje não ultrapassassem os 12ºC na maioria das cidades catarinenses. Em Urupema, por exemplo, a temperatura máxima foi de apenas 7ºC. Já em São Joaquim, não fez mais que 8,3ºC. Em Major Vieira no Planalto Norte, a temperatura não passou dos 7,2ºC. No restante do planalto, o valor mais alto foi de tão somente 10,4ºC em Xanxerê. Até no litoral sul, o município de Meleiro teve máxima de apenas 10,9ºC.

Para a quinta-feira, a previsão é ainda de tempo instável com chuva ocasional em Santa Catarina. Há risco de trovoada e granizo isolado. As temperaturas permanecem baixas durante o dia, porém com uma leve redução do frio pela manhã. A chuva deve continuar pelo menos até parte do sábado, quando entra uma nova e intensa massa de ar frio polar.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, MARINHA DO BRASIL, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERA
FOTO: PREFEITURA DE URUPEMA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: