Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de junho de 2011

TERÇA-FEIRA CONGELANTE E COM GEADA EM BOA PARTE DE SANTA CATARINA

A madrugada e manhã desta terça-feira foram excepcionalmente geladas em todo o estado de Santa Catarina. O domínio de uma forte massa de ar polar causou muito frio em todas as regiões. Como o centro do sistema se encontra sobre  o oeste (letra A na figura acima), com pressão máxima de 1026 hPa (hectopascais), o ar esteve seco e não permitiu a formação de muitas nuvens, o que é verificado na imagem do satélite no canal visível.
As temperaturas mínimas na maioria das cidades foram as menores do ano. Praticamente todo o planalto e vale do Itajaí tiveram temperaturas abaixo de zero grau, sendo que ao todo, 27 municípios obtiveram dígitos negativos hoje. Em Urupema no planalto sul, a temperatura mínima incríveis -9ºC (nove graus negativos), sendo a menor de 2011 em SC e no Brasil. A última vez que o território catarinense registrou o mesmo valor foi em Fraiburgo no dia 16 junho de 2008. Em São Joaquim, a madrugada de hoje teve temperatura mínima de gelados -6,8ºC na estação do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).

O frio intenso não se limitou ao planalto sul. No planalto norte, o menor valor foi de -6,0ºC em Monte Castelo, seguido de -5,9ºC em Papanduva. No meio-oeste, a estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) acusou -5,8ºC pela manhã. No vale, Rio do Campo amanheceu com -2,5ºC. No oeste o menor registro foi de -7,6ºC em Ponte Serrada e -1,3ºC em Concórdia.

No litoral, foram registrados valores muito baixos para a região, mesmo perto do mar. A maior parte das mínimas ficaram muito próximas de zero grau, como Itapoá, onde fez 0,1ºC, ou seja, faltou apenas um décimo!. O município foi o mais frio da faixa litorânea nesta terça-feira. Em seguida, temos São Francisco do Sul onde fez baixos 1,1ºC.  No litoral sul, foi registrado 1,9ºC em Criciúma e 2,2ºC em Urussanga. Ali perto, o colaborador José Luiz Mattei registrou 1,3ºC em Orleans por volta das sete horas da manhã em seu termômetro de mínima, localizado numa baixada. Na capital catarinense, a estação do bairro Itacorubi teve mínima de 2,7ºC, sendo a mais baixa desde o ano de 2002. No bairro Capoeiras, a estação Paulo Tempo registrou 5,8ºC, sendo o menor valor desde que foi instalada.

As menores temperaturas mínimas de hoje em Santa Catarina, você confere na grande tabela abaixo. Todas registradas pelo CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) terça-feira
Urupema (CIRAM)-9,0
Ponte Serrada (CIRAM)-7,6
São Joaquim (CIRAM)-6,8
Monte Castelo (CIRAM)-6,0
Papanduva (CIRAM)-5,9
Rio Negrinho (INMET)-5,9
Itaiópolis (CIRAM)-5,9
Caçador (CIRAM)-5,8
Três Barras (CIRAM)-5,5
São Bento do Sul (CIRAM)-4,8
Porto União (CIRAM)-4,7
Campo Alegre (INMET)-4,6
Joaçaba (INMET)-4,6
Major Vieira (CIRAM)-4,2
Celso Ramos (CIRAM)-4,2
Irineópolis (CIRAM)-4,1
Rio das Antas (CIRAM)-3,8
Canoinhas (CIRAM)-3,7
Curitibanos (INMET)-3,5
Lages (INMET)-3,4
Campo Belo do Sul (CIRAM)-3,3
Lebon Régis (CIRAM)-3,2
Campo Novos (INMET)-2,9
Rio do Campo (CIRAM)-2,5
Abdon Batista (CIRAM)-2,4
Concórdia (INMET)-1,3
Ituporanga (INMET)-1,2
Morro da Igreja (INMET)-0,6
Itapoá (CIRAM)0,1
Xanxerê (INMET)0,2
Lontras (CIRAM)1,0
São Francisco do Sul (INMET)1,1
São Miguel do Oeste (CIRAM)1,2
Criciúma (CIRAM)1,9
Urussanga (INMET)2,2
Timbé do Sul (CIRAM)2,5
Florianópolis (CIRAM)2,7
Turvo (CIRAM)3,4
Massaranduba (CIRAM)3,9

Com esse frio espetacular, a geada se formou em boa parte do estado. No planalto serrano o fenômeno foi de forte intensidade, até trazendo alguns prejuízos para agricultura. Na educação, alunos ficaram sem aula por falta de condições em virtude do frio intenso. Nas comunidades, transtorno devido ao congelamento de encanamentos. Lagos chegaram a congelar. Veja abaixo, as fotos da geada em Urupema, São Joaquim e Três Barras. 

Três Barras
Urupema-SC
Urupema-SC
No meio-oeste, a geada também veio com força, como em Lebon Régis, Joaçaba, Água Doce, Treze Tílias e Jaborá. No oeste foi registrado geada em Dionísio Cerqueira e Chapecó. Veja nas fotos a seguir.

Água Doce
Jaborá-SC
Joaçaba-SC
Treze Tílias-SC
Lebon Régis-SC
Chapecó-SC
A geada foi tão ampla, que nem o litoral catarinense escapou. Na capital catarinense, por exemplo, houve geada no bairro Itacorubi onde havia feito 2,7ºC. Segundo o colaborador do blog Paulo Tempo, Heriberto, também ocorreu geada em Jacinto Machado no litoral sul, que amanheceu com 4ºC. O frio de lá foi bem característico de baixada, pois outra estação localizada num topo registrou 7,8ºC. Quanta diferença numa mesma cidade!. Ainda no litoral sul, foi observado geada em Braço do Norte. Em Araquari, próximo de Joinville no litoral norte, também houve geada, que foi flagrada pela câmera digital do nosso colaborador Matheus Boger. Todas as fotos do fenômeno seguem abaixo.
Araquari-SC
Florianópolis-SC
Braço do Norte-SC
Apesar de o sistema de alta pressão estar sobre o estado a manter o ar mais calmo, a presença de um ciclone extratropical (visto na primeira figura da postagem pela letra B) em alto mar, associado a proximidade com a lua nova que inicia sexta-feira, fez com que a maré invadisse as algumas áreas da costa, como em Florianópolis, onde houve alagamentos no bairro Rio Tavares e também no Centro Sul, bairro Prainha. Tudo resultado de um empilhamento da maré astronômica.
No decorrer do dia, a presença do Jato Subtropical (ventos fortes na alta troposfera), visto na figura acima (cores mais avermelhadas), trouxe a formação de nuvens altas do tipo cirrus em parte de Santa Catarina. Essas nuvens são formadas por cristais de gelo a uma altitude superior a 8km. Tal nebulosidade podia ser vista na imagem do satélite GOES no canal de vapor d'água (abaixo).
A previsão para a quarta-feira não é nada animadora. Um cavado avançará de oeste e trará aumento de nuvens para SC, com possibilidade de chuva já no início de amanhã. Como o ar está ainda bastante frio, não está descartado a ocorrência de granizo isolado. Final de semana promete outra onda de frio.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL, PORTAL EDER LUIZ.
FOTOS: EPAGRI-CIRAM, PORTAL EDER LUIZ, BEM SUL, METSUL, PREFEITURA DE URUPEMA, ND ONLINE, COLABORADOR MATHEUS BOGER.
 Mapas de criação própria

Nenhum comentário: