Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de julho de 2011

APÓS 8 DIAS DE FRIO NEGATIVO, SC TEM INSTABILIDADE E INGRESSO DE AR QUENTE

A semana que passou foi marcada pelo frio intenso em Santa Catarina, com ocorrências diárias de geada ampla, inclusive no litoral. No Planalto, as estações meteorológicas registraram oito dias consecutivos com temperaturas negativas. A menor delas foi em Urupema na sexta-feira, dia 8, quando fez gelados -7,5ºC. O último dia com valores negativos foi ontem, quando São Joaquim amanheceu com -1,1ºC. Porém, este valor foi acusado somente numa estação meteorológica, a qual está localizada numa baixada, onde o ar frio se acumula por ser mais denso. Já outra estação que fica num pico de montanha, teve mínima de positivos 9,8ºC, ou seja, grande diferença térmica numa mesma cidade em virtude da variação de relevo. Outro exemplo ótimo do efeito das baixadas foi em Urubici, onde a Pousada do Arcanjo acusou mínima de -2,6ºC, enquanto o Morro da Igreja, 900 metros de altura a mais, apresentou "quentes" 10,4ºC.

Contudo, como o valor negativo de ontem foi apenas em São Joaquim e Urubici, o dia em que que pode-se considerar o encerramento das temperaturas abaixo de zero mais amplamente, foi no sábado quando 11 cidades catarinenses apresentaram tais valores. Inclusive, também foi no sábado que Florianópolis teve a menor temperatura da semana, fazendo 3,1ºC e superando a marca da sexta-feira.

Na tabela abaixo, você confere essas e outras temperaturas positivas próximas de zero no estado na manhã de sábado.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) sábado Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima (ºC) sábado
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-2,6Campo Alegre (CIRAM)0,4
Major Vieira (CIRAM)-2,5Concórdia (CIRAM)0,4
Monte Castelo (CIRAM)-2,5Campo Novos (INMET)0,7
Três Barras (CIRAM)-2,1Ituporanga (INMET)1,0
Papanduva (CIRAM)-2,1Araranguá (CIRAM)1,6
Canoinhas (CIRAM)-2,0Jacinto Machado (CIRAM)1,8
Itaiópolis (CIRAM)-1,8Criciúma (CIRAM)2,0
Irineópolis (CIRAM)-0,9Lontras (INMET)2,3
Caçador  (INMET)-0,7Turvo (CIRAM)2,7
Porto União (CIRAM)-0,6Florianópolis (CIRAM)3,1
Abdon Batista (CIRAM)-0,5Meleiro (CIRAM)3,7
Rio Negrinho (CIRAM)0,1Itajaí (INMET)4,5
Rio do Campo (INMET)0,3São Francisco do Sul (INMET)4,7

O frio durante as manhãs e tardes diminuiu, em relação a gelada semana que passou. Ontem, por exemplo, fez até calor no sul do estado, onde fez máxima de 27,2ºC em Urussanga, 27,1ºC em Criciúma, 26,1ºC em Turvo e 25,2ºC em Jacinto Machado. Pelo restante do estado catarinense, também houve acréscimo de temperatura, com máximas de 25ºC em Curitibanos, 24,7ºC em Xanxerê, 24,6ºC em São Miguel do Oeste, 24,5ºC em Rio das Antas e 24ºC em Rio Negrinho. Lembram das mínimas próximas de zero e abaixo de zero acusadas por lá nesses últimos dias? É a gangorra térmica atuando!

O que motivava esse ingresso de ar mais quente e o enfraquecimento do ar frio, era o aumento das correntes de jato em baixos níveis da troposfera. Esses ventos da ordem de 80km/h a 1500m traziam ar quente da floresta amazônica para o estado. A figura abaixo, mostra a análise de advecção de temperatura. Veja que sobre o oeste, meio-oeste e sul catarinense, há cores vermelhas, indicando advecção positiva, ou seja, de ar quente.
O sistema que impulsionou esse ingresso de ar quente, foi a entrada de um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) na média troposfera, algo em torno de 6km de altitude, representado sinoticamente pelos traços pretos na figura a seguir.  Esse sistema causou ascenção do ar em sua borda leste, o que resultou em queda de pressão atmosférica e consequentemente ventos mais fortes de norte a 1500m.
Esse ar quente vinha úmido, o que associado a uma frente fria que avançava pelo litoral do Uruguai, contribuiu para organizar a nebulosidade. Nos céus, a volta das nuvens altas do tipo cirrus, que se ausentaram na sexta-feira e sábado, denunciavam mudança no tempo durante o domingo. Na foto abaixo, tirada por mim em Florianópolis, é possível observar tal nebulosidade.
Florianópolis-SC
A nebulosidade mais significativa era durante a madrugada desta segunda-feira, apesar de não ser tão forte assim. Nas imagens de satélite abaixo, uma as 3h e outra as 9h, é possível ver o avanço das nuvens
 Segundo as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), os maiores valores de chuva foram de  6,8mm em Rio do Campo, 5,4mm em Rio do Oeste, 5,0mm em Major Vieira,  4,2mm em Apiúna, 3,6mm em Jacinto Machado, 3,4mm em Lebon Régis, 3,0mm em Campos Novos, 2,6mm em Painel e 2,2mm em Timbé do Sul.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA
FOTO: BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: