Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 15 de julho de 2011

FRENTE QUENTE VAI PARA SUL E TRAZ TEMPO BOM COM CALOR PARA SANTA CATARINA

No começo da semana, o blog Paulo Tempo havia comentado na análise sobre a entrada de um cavado (área de baixa pressão alongada), cujo qual causava queda de pressão atmosférica sobre o estado e favorecia o ingresso de ar quente e úmido. Ao mesmo tempo, uma frente fria avançava pelo litoral do Uruguai. Ao longo da terça-feira, o ar quente continuava a dominar Santa Catarina, apesar de as noites ainda serem agradáveis e um pouco frias. As maiores máximas foram de 27,8ºC em São Miguel do Oeste, 27,7ºC em Joaçaba, 26,6ºC em Criciúma, 26,3ºC em Xanxerê e  25,9ºC em Campo Alegre. 

Pois bem, a mesma frente fria chegou a Santa Catarina na quarta-feira, mas se posicionou como frente semi-estacionária sobre o sul do estado. Isso, por que um anticiclone na média troposfera se encontrava sobre o centro do território brasileiro, dificultando o escoamentos de sistemas transientes, como cavados e frentes frias. Tal anticiclone (letra A), pode ser visto na figura de análise abaixo, que mostra os ventos numa altitude de 6km as 21h de quarta-feira.
O resultado, foi a presença de muita nebulosidade e chuvas sobre o território catarinense, como pode-se ver na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho-colorido. Vale destacar que nesta imagem, as nuvens com pouco desenvolvimento vertical (nuvens baixas do tipo Stratus por exemplo) aparecem mais fracas pois emitem maior quantidade de radiação infravermelha ao espaço, que chega até o sensor do satélite.
Entre a noite de quarta-feira e madrugada de ontem, o anticiclone na média troposfera foi sobreposto por outro anticiclone na alta troposfera (12km de altitude), também conhecido como Alta da Bolívia (figura abaixo).
Com os dois anticiclones atuando nas altitudes diferentes sobre o centro do país, o ingresso de ar quente aumentou e fez frente semi-estacionária se converter em frente quente, cuja última avançou para o sul do estado em direção ao RS. Na imagem de satélite, é possível ver as nuvens mais desenvolvidas acompanhando o movimento da frente quente (linha com semicírculos preenchidos em vermelho)
Por isso, o tempo ficou bem dividido ontem, como mostra a figura abaixo onde vemos claramente e delimitação das massas de ar. Enquanto o sul e parte do litoral catarinense tinham céu nublado, chuva e temperatura amena, o restante do estado estava com sol e calor. As temperaturas máximas, por exemplo, divergiram-se, chegando a registrar 27,9ºC em Joaçaba e 26,8ºC em São Miguel do Oeste, ao passo que Criciúma e Florianópolis não tiveram mais que 16,0ºC em 19,5ºC respectivamente. Os maiores valores de chuva foram de 28,2mm em Jacinto Machado, 26,8mm em Araranguá e 23,8mm em Timbé do Sul. 
Até o início da madrugada desta sexta-feira, ainda havia chuva em alguns pontos do extremo sul catarinense. Confira na tabela abaixo, os maiores valores de precipitação acumulada nesses últimos três dias, segundo as estações meteorológicas do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) e INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
Cidade (ESTAÇÃO Chuva (mm) 72h Região
Campo Belo do Sul (CIRAM)34,4Planalto Sul
Jacinto Machado (CIRAM)31,6Litoral Sul
Timbé do Sul (CIRAM)28,9Litoral Sul
Turvo (CIRAM)26,6Litoral Sul
Urupema (CIRAM)21,1Planalto Sul

Com a frente quente quase alcançando o Uruguai, o tempo foi bom e com bastante sol durante hoje em Santa Catarina. Apesar de um ar mais fresco pela manhã, com mínima de 13,5ºC em Meleiro, a tarde as máximas subiram e fez calor. Porém, desta vez, a exemplo do início da semana, as maiores temperaturas foram registradas no sul do estado. Confira mais detalhes na tabela abaixo.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC) sexta-feira Região
Criciúma (CIRAM)28,6Litoral Sul
Turvo (CIRAM)28,5Litoral Sul
Celso Ramos (CIRAM)27,7Meio-oeste
Meleiro (CIRAM)27,6Litoral Sul
Jacinto Machado (CIRAM)27,4Litoral Sul
São Miguel do Oeste (CIRAM)26,9Oeste
Indaial (CIRAM)26,8Vale do Itajaí
Joaçaba (CIRAM)26,5Meio-oeste


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: