Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de julho de 2011

APÓS FRENTE FRIA, NOVAS INSTABILIDADES TROUXERAM TEMPORAIS E GRANIZO PARA SC

A passagem da frente fria no dia de ontem, que outrora se encontrava na Argentina, não foi tão "produtiva" no sentido meteorológico. O sistema frontal perdeu intensidade a medida que se aproximava de Santa Catarina, sendo desviado para alto mar em virtude daquele bloqueio atmosférico descrito na última postagem aqui do blog. Os dois momentos mais significativos foram em duas cidades catarinenses. Ontem a noite, por volta das 23h, uma moderada célula convectiva muito isolada aparecia nas imagem de satélite sobre parte do litoral norte, com topos frios das nuvens a temperaturas de -50ºC. 
A chuva mais significativa ficou sobre Itajaí onde precipitou 12,2mm em menos de uma hora de duração. A temperatura por lá estava aumentando durante a noite, mas caiu até três graus até o fim da madrugada de hoje. A segunda cidade foi Timbé do Sul, litoral sul, onde choveu 5,2mm.

O novo sistema de alta pressão pós frontal também teve deslocamento para leste, estando sobre o mar ao largo da costa gaúcha e uruguaia, como pode-se ver na figura de análise das 9h (abaixo).
Nessa mesma figura acima, vemos também as temperaturas a superfície. Perceba que a maior parte do ar frio na retaguarda da frente fria, ficou concentrado abaixo do sul do RS e que o ar quente voltou a adentrar de noroeste. Esse ingresso de ar quente de norte é ainda mais notório na figura com ventos a 1500m de altitude (abaixo).
Isso foi causado pela entrada de um novo cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) de oeste, o qual instabilizou o ar sobre Santa Catarina. O cavado é representado na figura abaixo pelos traços pretos, sendo que a convecção acontece na borda leste dele.
A ascensão do ar provoca convergência de umidade e auxilia na formação de nuvens de desenvolvimento vertical, que hoje se organizaram em células, como no verão. A mais intensa delas se deu no meio-oeste. Em Joaçaba, a chuva que iniciou por volta das 14h:45, veio acompanhada por granizo (vídeo abaixo), sendo que o acumulado de precipitação foi de 20mm e o vento chegou a 39,9km/h. Houve granizo também em Herval do Oeste e Luzerna. 



Na imagem de satélite abaixo, podemos ver a célula que provocou o granizo no meio-oeste. Os topos frios das nuvens alcançavam temperaturas de -50ºC. 
Na figura de análise das 9h, temos os índices de instabilidade K e Totals. Veja que o K está com valor em torno dos 30 sobre a região do meio-oeste (área circulada), o que é considerado fraco. Já o Totals apresenta valor de 50, o que já é moderado e levemente alto. Essa conjunção indica que a atmosfera estava suficiente úmida por abaixo, sendo que havia uma camada de ar seco e frio acima dos 3km de altitude, o que favoreceu o granizo e o grau isolado da tempestade. 
Nas outras regiões catarinenses, houve nebulosidade variável, sendo que a maior parte das cidades tiveram bons momentos de sol e inclusive céu quase limpo. Fez mais calor no oeste, onde foi medido 26ºC em São Miguel do Oeste. A menor temperatura hoje no estado foi de 5,7ºC em São Joaquim. 

A tendência, segundo o CIRAM, é que a quinta-feira seja de tempo bom mas com aumento de nuvens nas áreas próximas ao RS devido ao avanço de uma nova e intensa frente fria. Na sexta-feira há chance de temporais e granizo isolado, se estendendo para todo o estado ao longo do dia.


DADOS: INMET, CPTEC, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
VÍDEO: PORTAL EDER LUIZ
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: