Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de julho de 2011

FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA PROVOCOU TEMPORAIS E MANTÊM ATENÇÃO NA BACIA DO ITAJAÍ

Nuvens verticais sobre Florianópolis
Entre a tarde e noite de ontem, chuvas fortes acompanhadas de muitas descargas elétricas em Santa Catarina, marcaram a aproximação de uma frente semi-estacionária que estava sobre o norte do RS. Na imagem do satélite GOES-12 no canal infravermelho realçado, podemos ver que a temperatura do topo das nuvens chegava a -70ºC na noite da sexta-feira, sobretudo entre o Meio-oeste e Litoral Sul.

Junto a presença desse sistema, havia bastante difluência dos ventos em altitudes superiores da troposfera (desencontro dos ventos, um indo para nordeste e outro indo para sudeste), sobretudo no centro do estado, o que possibilitou maior ascensão do ar e maior convergência de umidade, culminando em chuvas intensas.
Na figura de análise abaixo, temos um perfil da troposfera com orientação oeste-leste sobre SC, mostrando valores de umidade e temperatura do ar entre os baixos níveis e uma altitude de 16km. Veja que sobre o Meio-Oeste e Planalto Serrano (entre as longitudes 52ºW e 50ºW) a camada úmida (cor azul) se estende até altitudes mais elevadas, alcançando os 12km.
Os valores mais altos de chuva no estado foram entre o fim da tarde de ontem e começo da manhã de hoje. Em São Joaquim, a primeira hora de chuva chegou a acumular 20mm, com ventos de 55,4km/h na estação do CIRAM. Em Rio do Campo, a chuva começou acumulando 25,6mm, mas até o término deste sábado a estação já registrava 83,2mm. O radar meteorológico localizado no Morro da Igreja em Urubici, detectou refletividade de até 40 dBZ por volta das cinco horas da tarde de ontem (figura abaixo), o que é considerado moderado e quase na categoria forte. A estimativa é que nas áreas amarelas e laranjas chovia em média 15mm por hora.

No oeste, apesar da chuva mais fraca, a quantidade de descargas elétricas atmosféricas foi bastante significativa, como mostra a figura abaixo disponível do site do Cptec.
Na noite de hoje, como a frente continua semi-estacionária, voltou a chover forte no território catarinense, porém desta vez no Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nesta última região, o acumulado de chuva nas últimas 48 horas já deixa cinco cidades em estado de atenção por conta do aumento do nível do rio Itajaí-Açú. Na detecção pelo radar meteorológico do Morro da Igreja, vemos novamente refletividade de 40 dBZ em alguns pontos das regiões citadas. Em Major Vieira, choveu 16,4mm nos primeiros minutos de precipitação, o que condiz com o radar que estimava 15mm por hora.
Confira na tabela abaixo, os maiores valores chuva acumulada nas últimas 48 horas em Santa Catarina, lembrando que a maior parte da precipitação se deu entre a noite de ontem e manhã de hoje.

Cidade (ESTAÇÃO Chuva 48h (mm) Região
Rio do Campo (INMET)90,2Vale do Itajaí
Timbé do Sul (CIRAM)69,6Litoral Sul
São Joaquim (CIRAM)67,4Planalto Sul
Rio das Antas (CIRAM)57,8Meio-oeste
Água Doce (CIRAM)54,3Meio-oeste
Campos Novos (INMET)49,4Meio-oeste
Major Vieira (INMET)47,3Planalto Norte
Apiúna (CEOPS)46,6Vale do Itajaí
Irineópolis (INMET)45,5Planalto Norte
Ibirama (CEOPS)45,4Vale do Itajaí

A previsão é que o tempo instável e com chuvas fortes se estenda até a manhã de terça-feira. Ressalta-se a importância de consultar os sites de previsão do tempo (CIRAM, INMET, CPTEC/INPE), visto que este blog tem apenas o fim de fazer análise técnica do tempo e clima.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CEOPS
FOTO: BLOG PAULO TEMPO
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: