Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 21 de julho de 2011

FRENTE FRIA PASSOU "VOANDO" E PROVOCOU TEMPESTADES EM SC

Ontem, uma frente fria avançava pelo RS lentamente, sendo que levou quase 24 horas para atravessar parte do norte do estado gaúcho. Entretanto, o avanço de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) do norte da Argentina, fez forma-se uma área de menor pressão atmosférica em superfície e baixos níveis (1500m). Isso fez com que a frente fria ganhasse velocidade. Para se ter uma idéia, depois desse "empurrão", a frente fria avançou do norte do RS para o centro de Santa Catarina em menos de 6 horas!. Na figura de análise abaixo, podemos ver que na noite de domingo, a área com menos pressão atraia os ventos de sul e de norte, bem como a diferença grande de temperatura entre as duas massas de ar.
Além da velocidade mais alta no deslocamento da frente fria, o cavado que chegou em altitude estava contornado pelo Jato Subtropical, que são ventos fortes em altitude. Esse jato é visto na cor vermelha da figura abaixo.
Esse jato lá encima estimulava ainda mais a ascensão do ar, aumentando a intensidade dos ventos quentes e úmidos vindos da floresta amazônica, os chamados Jatos de Baixos Níveis. Veja esse jato chegando justamente na região onde atuava o jato em altitude superior.
Esses três fatores contribuíram para a formação de fortes tempestades pelo estado, com chuva forte e altos acumulados de precipitação entre a noite de ontem e madrugada de hoje. Na imagem de satélite abaixo, vemos que as nuvens apresentavam topos congelados de até -80ºC (cor rosa) sobre o Meio-oeste e Planalto Sul, o que indica que elas atingiram altitudes superiores a 12km e dando condição a severidade.
Havia bastante descargas elétricas, detectadas pela rede Rindat. Veja abaixo.
Foi exatamente no Meio-oeste e Planalto Sul onde as mais fortes tempestades ocorreram, com vendavais e granizo. Em Curitibanos, o temporal começou na madrugada desta segunda-feira, sendo que os ventos de incríveis 156 km/h provocaram destelhamentos de casas e também do terminal rodoviário. Em Campos Novos, também no meio-oeste, a forte rajada de vento de 127 km/h e a queda de granizo, causaram destruição em 7 bairros, principalmente no centro. Por lá, durante todo o tempo de chuva forte o acumulado foi de 52,8mm, sendo que em menos de uma hora de chuva já havia precipitado 23,6mm. Nas fotos abaixo, é possível ver os estragos. Há suspeita de que tenha sido um tornado em Curitibanos. Veja que na terceira foto, a rodoviária teve parte da cobertura arrancada e destorcida pelo vento, mas o resto ficou intacto, inclusive as árvores e o ponto de ônibus.
Campos Novos-SC
Campos Novos-SC
Curitibanos-SC
Um bom índice instabilidade atmosférica para avaliação da formação de tornados é o Sweat, pois este conta bastante o grau de cisalhamento vertical do vento, ou seja, a mudança brusca de direção e velocidade em diferentes altitudes próximas. Isso, aliado a forte ascendência do ar culmina em rotação nas nuvens, peça chave na formação de tornados. Veja que o Sweat estava com valor de até 330 no oeste e meio-oeste, além algumas áreas do norte e litoral sul. Mas como o maior levantamento do ar naquele horário era no meio-oeste, os tornados ou nuvens funil podem ter ocorrido por lá. Infelizmente, não há radares meteorológicos que monitorem a região, uma lástima para a meteorologia operacional.
No Planalto Sul também houve estragos em vários municípios, como Campo Belo do Sul e Lages. No último município citado, o problema não foi tanto o vento, mas a chuva intensa de até 62,5mm, segundo a estação convencional do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). De acordo com o jornal Correio Lageano, houve deslizamentos de terra, alagamentos e o transbordamento do rio Carahá.
Lages-SC
Na segunda metade da madrugada, os maiores fortes temporais se concentraram no sul, Vale do Itajaí e oeste do estado. A maior rajada de vento foi em Siderópolis, com 60km/h. Houve bastante descargas elétricas nessas regiões, como mostra a próxima imagem de satélite com detecção de raios.
Inclusive no sul do estado, o Balneário Gaivota enfrenta vários alagamentos com a chuva dessa semana, que ultrapassa os 100mm na região. 
Balneário Gaivota-SC
Na tabela abaixo, você confere os maiores valores de precipitação acumulada em 24 horas, desde a manhã de de ontem até a manhã de hoje.

Cidade (ESTAÇÃO Precipitação acumulada (mm) 24 horas Região
Timbé do Sul (CIRAM)89,2Litoral Sul
São Joaquim (CIRAM)87,2Planalto Sul
Morro da Igreja - Urubici (CIRAM)76,2Planalto Sul
Jacinto Machado (CIRAM)74,8Litoral Sul
Turvo (CIRAM)74,0Litoral Sul
Campos Novos (CIRAM)65,6Meio-oeste
Lages (CIRAM)62,5Planalto Sul
São Miguel do Oeste (CIRAM)60,6Oeste

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CORREIO LAGEANO, PORTAL EDER LUIZ, CORREIO DO SUL.
Mapas de criação própria

Um comentário:

Maria Olandina (Mary) disse...

Olá Paulo,
vim agradecer a visita no meu blog e aproveitar pra dar uma espiada por aqui. Adorei! Já estou seguindo e colocarei seu banner no meu :)
Abraços