Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de julho de 2011

FRIO INTENSO E GEADA AMPLA NESTA TERÇA-FEIRA EM SC

A forte massa de ar polar que ingressou em Santa Catarina, provocou mais uma madrugada e manhã geladas em todo o estado, com registro de geada ampla em todas as regiões, inclusive o litoral. A menor temperatura do estado nesta terça-feira foi em Urupema, onde fez -6,9ºC. Ainda no planalto sul, São Joaquim amanheceu com a segunda menor mínima de hoje, fazendo gelados -5,1ºC.  Na Serra do Rio do Rastro, foi preciso jogar sal na rodovia, tamanha era a quantidade de gelo na pista. Em Urupema, cachoeiras congelaram e a geada forte cobriu os campos. São Joaquim também apresentou geada forte. Confira nas fotos a seguir. 
Urupema-SC
Urupema-SC
Urupema-SC
Serra do Rio do Rastro-SC
No meio-oeste, o menor valor foi de -2,1ºC em Curitibanos, seguido de -1,8ºC em Campos Novos e -1,7ºC em Caçador. Ocorreu geada em vários municípios da região, dentre eles Catanduvas, que aparece na foto abaixo.
Catanduvas-SC
No litoral também fez bastante frio e a geada impressionou moradores. Em Criciúma, foi a manhã mais fria do ano, com registro de 0,4ºC e geada. Mesma situação em Jacinto Machado, que amanheceu com 0,5ºC. Em Sombrio, houve também geada, sendo que o termômetro de mercúrio de um morador indicava -0,5ºC na hora do fenômeno. Em seguida, ainda no litoral sul, o município de Timbé do Sul amanheceu com 0,6ºC, sendo a menor do ano no município e a terceira menor do litoral hoje. Florianópolis apresentou temperatura mínima de 3,7ºC, com registro da segunda geada do ano. Segundo informações do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), a geada na capital aconteceu nos bairros Tapera, Ribeirão da Ilha e Itacorubi. Em Joinville, a estação particular do colaborador Diego Soares apontou 4,3ºC pela manhã, também com formação da geada. Veja as geadas do litoral nas fotos seguintes.
Criciúma-SC
Joinville-SC

Sombrio-SC
Sombrio-SC
Florianópolis-SC
Na tabela a seguir, tem-se mais detalhes das temperaturas mínimas desta terça-feira em todo o estado.

Cidade (ESTAÇÃO Região Temperatura mínima (ºC) terça-feira
Urupema  (INMET)Planalto Sul-6,9
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)Planalto Sul-5,1
Lages (INMET)Planalto Sul-2,8
Campo Belo do Sul (CIRAM)Planalto Sul-2,6
Curitibanos (CIRAM)Meio-oeste-2,1
Campos Novos  (INMET)Meio-oeste-1,8
Caçador (CIRAM)Meio-oeste-1,7
Itaiópolis (CIRAM)Planalto Norte-1,5
Papanduva (CIRAM)Planalto Norte-1,2
Celso Ramos (CIRAM)Meio-oeste-1,1
Joaçaba (CIRAM)Meio-oeste-1,0
Campo Alegre (CIRAM)Planalto Norte-1,0
Rio Negrinho (INMET)Planalto Norte-0,9
Major Vieira (INMET)Planalto Norte-0,8
Três Barras (CIRAM)Planalto Norte-0,6
Morro da Igreja - Urubici (INMET)Planalto Sul-0,5
Rio das Antas (CIRAM)Meio-oeste-0,5
Irineópolis (CIRAM)Planalto Norte-0,4
Canoinhas  (CIRAM)Planalto Norte-0,2
São Bento do Sul (CIRAM)Planalto Norte0,0
Criciúma (CIRAM)Litoral Sul0,4
Jacinto Machado (CIRAM)Litoral Sul0,5
Concórdia (INMET)Oeste0,5
Timbé do Sul (CIRAM)Litoral Sul0,6
Rio do Campo (INMET)Vale do Itajaí0,6
Ituporanga (INMET)Vale do Itajaí0,7
Urussanga  (CIRAM)Litoral Sul1,0
São Miguel do Oeste (INMET)Oeste1,2
Turvo (CIRAM)Litoral Sul1,3
Meleiro  (CIRAM)Litoral Sul1,3
Araranguá (INMET)Litoral Sul1,3
Xanxerê (INMET)Oeste1,6
Novo Horizonte (CIRAM)Oeste1,8
Dionísio Cerqueira (INMET)Oeste2,7
Florianópolis (INMET)Grande Fpólis3,7
São Francisco do Sul (INMET)Litoral Norte3,8
Joinville - Zona Sul (PARTICULAR)Litoral Norte4,3
São José (INMET)Grande Fpólis4,4
Santo Amaro da Imperatriz (PARTICULAR)Grande Fpólis4,5
Itajaí (INMET)Litoral Norte4,6

Como o ar frio estava estabelecido sobre SC, o mesmo acaba se depositando em baixadas e vales em virtude de sua densidade ser maior. Por isso, muitas das temperaturas anunciadas nesta postagem foram menores em baixadas do que nas montanhas, diferentemente de ontem. Um exemplo é a própria São Joaquim, onde apesar de ter feito os -5,1ºC, outra estação monitorada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) num topo de montanha apresentou -0,1ºC. Comparando dados intermunicipais, vemos que no Morro da Igreja em Urubici, que fica a 1810m de altitude, fez menos frio que em Urupema onde a altitude é de 1277m!

Quer um exemplo do efeito altitude no litoral? Em Criciúma, o valor de 0,4ºC foi registrado numa estação localizada a 25m de altitude, mas a 127m o valor foi de 4,6ºC. No município de Jacinto Machado, a diferença entre topo e baixada foi impressionante. Para se ter uma idéia, por lá fez 0,5ºC a 32m de altura e 10,9ºC a 135m!. Em Florianópolis, o bairro Capoeiras possui duas estações particulares, sendo que a do blog Paulo Tempo localizada a 27m registrou temperatura mínima de 5,3ºC, enquanto a outra estação a 40m acusou 6,6ºC. Isso num mesmo bairro!

Já durante a tarde, as temperaturas máximas apresentaram um pouco de elevação em relação a ontem. Mesmo assim ainda fez frio, sobretudo na serra. A menor máxima de hoje se deu em São Joaquim, com 8,5ºC. Já no meio-oeste, o valor não passou de 9,3ºC em Celso Ramos. No litoral, o município de Timbé do Sul e São Francisco do Sul tiveram máxima de 13,8ºC e 11,6ºC, respectivamente.

A terça-feira também teve presença de nuvens altas do tipo cirrus e cirrustratus, que são formadas por cristais de gelo suspensos na alta troposfera. Além delas, se desenvolveram nuvens médias do tipo Alto Cúmulus. Nas foto tiradas pelo site Terra Waves em Itapema e Garopaba, podemos observar tais nuvens.
Itapema-SC
Garopaba-SC
Essa nebulosidade alta e média são geradas pelas correntes de jato (ventos fortes em altitude). Segundo a radiossondagem feita no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis, o vento alcançava 296,3 km/h numa altitude de 12553m. Na figura de análise meteorológica das 9h (abaixo), temos um corte vertical da troposfera sobre Santa Catarina, de oeste a leste, entre os baixos níveis até 16km de altitude. As nuvens altas e médias podem ser detectadas nessa figura, mediante as duas faixas com umidade relativa mais alta (cor azul e amarelo claro) que ao redor, nas altitudes de 6km (500 hPa) e 12km (200 hPa).

O centro de alta pressão do ar polar havia se deslocado para o mar ao largo da costa catarinense na manhã de hoje. No entanto, na figura de análise abaixo, pode-se notar um novo pulso de ar frio advindo da Argentina, cujo qual possui pressão máxima de 1026 hPa (letra A).
A tendência é que o novo pulso de ar frio polar possa manter ou até decair mais as temperaturas em SC. Por isso espera-se uma quarta-feira fria e com geada no estado. Não há expectativa de chuva pelo menos até domingo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, DIÁRIO CATARINENSE, ENGEPLUS, CORREIO DO SUL, TERRA, COLABORADOR DIEGO SOARES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: