Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de julho de 2011

QUE DIA FRIO!

Na manhã de ontem, o ar frio polar de forte intensidade já abrangia todo o RS e boa parte de Santa Catarina. Na figura de análise abaixo, podemos ver que o centro de alta pressão polar encontrava-se sobre a Argentina com pressão alta de 1036 hPa. Veja que no território argentino os termômetros marcavam em torno de 0ºC as nove horas da manhã.
No entanto, sobre o território catarinense, havia a presença de uma frente semi-estacionária, a qual se estendia até o oceano Atlântico. Na imagem do satélite GOES-12 no canal visível, podemos observar a cobertura de nuvens sobre o estado.
A chuva provocada por essa frente semi-estacionária, causou algumas quedas de barreira em alguns pontos do sul do estado e meio-oeste, bem como aumento do nível de rios do Vale do Itajaí. Segundo o CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), os maiores valores acumulados de chuva entre o sábado e ontem foram de 66,8mm em Major Vieira, 47,8mm em Rio Negrinho, 45,5mm em José Boiteux, 44,8mm em Apiúna e 30,6mm em Rio das Antas.

Durante a madrugada do domingo, a presença dessa cobertura de nuvens, associada ao ingresso de ar frio, provocou neve passageira e escassa no município de Painel, localizado no Planalto Sul a 1257m de altitude. Pela noite, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (Sistema de baixa pressão em altitude) se formou sobre o oceano Atlântico, gerando um ciclone extratropical em superfície ao longo da frente semi-estacionária, convertendo a mesma em uma frente fria.

Com isso, a massa de ar polar conseguiu adentrar com mais velocidade por Santa Catarina, declinando as temperaturas. Na serra catarinense, os valores já eram negativos antes das 23h de ontem. Na figura de análise de temperatura e pressão abaixo, vemos que hoje pela manhã o ar frio já cobria SC e o ciclone extratropical formado já estava em alto mar com pressão de 988 hPa. 
A segunda-feira foi muito fria em Santa Catarina. As menores temperaturas mínimas foram de -6,2ºC no Morro da Igreja em Urubici (INMET), -5,7ºC em São Joaquim (CLIMATERRA), -3,7ºC em Urupema (CIRAM) e -2,7ºC em Campo Belo do Sul (CIRAM). No centro-oeste do estado, o menor valor se apresentou em Celso Ramos com -2,4ºC. No litoral, quem saiu na frente foi Timbé do Sul onde fez 0,9ºC, seguido de Urussanga com 1,8ºC. Confira mais detalhes na tabela abaixo.

Cidade (ESTAÇÃO Região Temperatura mínima (ºC) segunda-feira
Morro da Igreja - Urubici (INMET)Planalto Sul-6,2
São Joaquim - Cruzeiro (CLIMATERRA)Planalto Sul-5,7
São Joaquim - Colônia Cotia (CIRAM)Planalto Sul-4,7
Urupema (CIRAM)Planalto Sul-3,7
Campo Belo do Sul  (CIRAM)Planalto Sul-2,7
Celso Ramos (CIRAM)Meio-oeste-2,4
Caçador (INMET)Meio-oeste-2,3
Curitibanos (CIRAM)Meio-oeste-2,2
Joaçaba (CIRAM)Meio-oeste-2,0
Lebon Régis (CIRAM)Meio-oeste-1,3
Rio Negrinho (CIRAM)Planalto Norte-1,2
Porto União (CIRAM)Planalto Norte-1,1
Major Vieira (INMET)Planalto Norte-1,0
Papanduva (INMET)Planalto Norte-0,8
Monte Castelo (CIRAM)Planalto Norte-0,7
Novo Horizonte (CIRAM)Oeste-0,6
Xanxerê (CIRAM)Oeste-0,4
Concórdia (CIRAM)Oeste-0,1
Canoinhas (CIRAM)Planalto Norte0,0
Timbé do Sul (INMET)Litoral Sul0,9
Itaiópolis (INMET)Planalto Norte1,5
São Miguel do Oeste (CIRAM)Oeste1,6
Urussanga (CIRAM)Litoral Sul1,8
Ituporanga (INMET)Vale do Itajaí2,2
Lontras (CIRAM)Vale do Itajaí2,6
Criciúma (CIRAM)Litoral Sul2,8
Turvo  (INMET)Litoral Sul3,6
Meleiro (INMET)Litoral Sul4,0
Florianópolis (INMET)Grande Florianópolis4,6
Itajaí (CIRAM)Litoral Norte4,9
Massaranduba (INMET)Litoral Norte5,6

Apesar do frio intenso, a formação de geada foi prejudicada devido a presença de nuvens e de vento. O único registro oficial do fenômeno foi em Urubici, como é mostrado na foto abaixo.
Urubici-SC
Além da geada, houve a ocorrência sincelo, que é o congelamento do nevoeiro quando este entra em contato com superfícies muito frias. O fenômeno foi registrado em Urupema. As fotos abaixo são da prefeitura do município.
Urupema-SC
Urupema-SC
Urupema-SC
O dia de hoje não chamou a atenção apenas pelas mínimas. As temperaturas ficaram bastante amenas também durante a tarde, sendo que no geral o estado inteiro não teve mais que 15ºC, mesmo com a presença do sol! Para se ter uma idéia, a capital catarinense registrou temperatura máxima de 14,4ºC, numa estação não tão distante do mar. Os florianopolitanos comentavam direto nas ruas sobre o frio que fazia durante o dia. Em Laguna, a estação meteorológica do lado do mar obteve não mais que 11,7ºC, sendo que o vento de 50km/h levou a sensação térmica a zero grau!. Na serra, São Joaquim registrava apenas 2ºC em pleno meio-dia! Isso mesmo! 2ºC em pleno meio-dia! A máxima por lá atingiu 4,7ºC por volta das três horas da tarde. No oeste e meio-oeste, Xanxerê e Campos Novos tiveram máximas de 7,5ºC e 7,7ºC, respectivamente. 

Enfim, foi um dia completamente frio, pra ninguém colocar defeito.  Além dessas temperaturas baixas, tivemos o predomínio de nuvens altas em boa parte do estado, formadas por cristais de gelo em altas altitudes. Na foto abaixo, temos um exemplo no céu de Itapema, por volta das 9 horas da manhã.
Itapema-SC
Essas nuvens se formam a partir da presença de fortes ventos lá no alto da troposfera, chamados de Correntes de Jato. Analisando a figura de ventos a 12km de altitude no mesmo horário da foto, percebemos uma área bem avermelhada sobre o estado catarinense, onde os ventos alcançam até 250km/h.
A tendência, é que o frio de amanhã seja ainda mais intenso, sobretudo nas baixadas. Espera-se desta vez, geada ampla em todo o estado, inclusive no litoral. No Planalto Sul o fenômeno deve ser mais severo e pode estragar algumas culturas vegetais.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA, METSUL
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, CORREIO LAGEANO, TERRA WAVES
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: