Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

26 ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS REGISTRARAM TEMPERATURA NEGATIVA EM SC

A grande e intensa massa de ar polar dominou o estado de Santa Catarina nesta sexta-feira, quinto dia de agosto. O centro de alta pressão (A) dela se encontrava no mar a leste no norte catarinense as 9h (figura acima). A presença desse sistema aliado ao céu limpo e pouco ou nenhum vento, favoreceram uma queda acentuada das temperaturas, bem como a formação de geada em quase todo o território catarinense. Na imagem em alta resolução do satélite de órbita polar Aqua, podemos notar essa condição, sendo apenas algumas poucas nuvens médias em parte do oeste.
Das 45 estações meteorológicas pesquisadas pelo blog Paulo Tempo no estado, 26 tiveram temperatura negativa na manhã de hoje em SC. A menor foi em Urupema com -8ºC, seguida de São Joaquim com -6,1ºC, Urubici com -4,3ºC e Rio Negrinho com -3,9ºC. Muitas outras cidades do Planalto podem ter registrado valor abaixo de zero, porém tais locais não possuem ainda uma estação de medição.

O efeito das baixadas e vales, fizeram a diferença nas temperaturas hoje, pois o ar frio mais denso tende a escoar para essas regiões, fazendo com que quebre aquela lógica de que quanto mais alto maior é o frio. Em Urubici, por exemplo, o valor de -4,3ºC foi registrado na cidade, porém no Morro da Igreja a mínima foi de -2,6ºC, sendo que esse pico fica localizado lá. Em São Joaquim, a mínima anunciada anteriormente foi na estação do Cetrejo, a 1184 metros de altitude, mas na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) a 1376m o valor foi de -2,4ºC. Percebeu que os picos tiveram menos frio? Isso fica cada vez mais significativo a medida que o ar frio se estabiliza e perde força em altitude, se tornando cada vez mais raso.

Esse efeito não fica só restrito ao planalto não! No litoral, em Jacinto Machado, uma estação localizada a 32m de altitude registrou 1,3ºC, ao passo que outra a 135m teve 4,4ºC. Em Florianópolis, a estação Paulo Tempo localizada a 26m de altitude no bairro Capoeiras registrou 6,2ºC, enquanto outra estação no mesmo bairro teve 7,1ºC a 45m. Comparando cidades da região metropolitana, podemos ver que Santo Amaro da Imperatriz localizada a 18m, teve 5,2ºC (estação particular). Já na capital, a estação do CIRAM localizada a 5m no bairro Itacorubi, teve 4,2ºC.

Depois de fazer as considerações a respeito das temperaturas, confira mais detalhes dos valores registrados hoje no estado na tabela abaixo. Os dados são de estações oficiais como CIRAM e INMET, bem como não oficiais, consideradas confiáveis por critério do blog. Este critério inclui condições dos instrumentos, localização e altura.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC)  Cidade (ESTAÇÃOTemperatura mínima (ºC)
Urupema  (CIRAM)-8,0Jacinto Machado (CIRAM1,3
São Joaquim - Cetrejo (CIRAM)-6,1Lontras (CIRAM)1,4
Urubici (PARTICULAR)-4,3Timbé do Sul (CIRAM)1,5
Rio Negrinho (INMET)-3,9Criciúma (CIRAM)1,6
Itaiópolis (CIRAM)-3,8Xanxerê (CIRAM)1,9
Três Barras (CIRAM)-3,8Turvo (INMET)2,3
Caçador (CIRAM)-3,3Araranguá (CIRAM)2,4
Monte Castelo (CIRAM)-3,2Urussanga (INMET)2,5
Lages (INMET)-3,2São Francisco do Sul (CIRAM)2,6
Campos Novos (CIRAM)-3,0Meleiro (CIRAM)3,2
Canoinhas (CIRAM)-2,9São Miguel do Oeste (CIRAM)3,3
Major Vieira (CIRAM)-2,8Indaial (INMET)3,6
Papanduva (INMET)-2,6Novo Horizonte (CIRAM)3,7
São Bento do Sul (CIRAM)-2,5Itajaí (CIRAM)4,0
Porto União  (CIRAM)-2,4Jaraguá do Sul (PARTICULAR4,0
Campo Alegre (INMET)-2,3Florianópolis - Itacorubi (CIRAM)4,2
Campo Belo do Sul (CIRAM)-2,1Massaranduba (CIRAM)4,4
Rio das Antas (CIRAM)-2,1Rodeio (PARTICULAR)4,4
Irineópolis (CIRAM)-2,1Joinville (PARTICULAR)4,5
Curitibanos (CIRAM)-1,7São José (INMET)5,2
Lebon Régis (CIRAM)-1,6Dionísio Cerqueita (CIRAM)5,5
Abdon Batista (CIRAM)-1,4Florianópolis - Capoeiras (PAULOTEMPO)6,2
Joaçaba (INMET)-1,1Laguna (INMET)7,8
Rio do Campo (CIRAM)-1,1

Ituporanga (CIRAM)-0,7


A geada, como comentado, se formou em boa parte do estado, sobretudo na serra onde foi forte. No litoral, mesmo com mínimas positivas houve a presença da geada, pois a temperatura na altura do solo estava em zero grau. Foi o caso de Joinville e Araranguá, que tiveram mínima de 4,5ºC e 2,4ºC, respectivamente, dentro do abrigo. As fotos da geada seguem abaixo.

Urupema-SC
Urupema-SC
Água Doce-SC
Joinville-SC
Lago congelado na Serra do Rio do Rastro
Ainda por conta do ar seco, tivemos alta amplitude térmica em Santa Catarina. Para se ter uma idéia, em Caçador onde fez -3,3ºC pela manhã, a máxima alcançou 20ºC a tarde, dando uma diferença de 23,3ºC entre a mínima e a máxima! Em São Joaquim, onde havia feito -6,1ºC, a temperatura a tarde chegou a 18ºC, resultando numa amplitude de 24,1ºC!. A umidade relativa do ar na terra dos joaquinenses baixou para 22% durante o período diurno, o que é muito baixo.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: PORTAL EDER LUIZ, PREFEITURA DE URUPEMA, METSUL
Mapas de criação própria

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante notar como há pouca diferença de temperatura mínima entre Indaial (3,6) e Itajaí (4,0).
Parece que o efeito da continentalidade é praticamente nulo...