Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CICLONE EXTRATROPICAL E AR POLAR PROPORCIONAM MAIS UM DIA DE NEVE EM SC

Hoje, o ciclone extratropical formado, se deslocou mais para leste e se intensificou significativamente. Para se ter uma ideia, a pressão atmosférica central dele ontem era de 1002 hPa (Hectopascais), ao passo que hoje de manhã o valor havia caído para 988 hPa!. Ou seja, uma queda de 14 hectopascais em 24 horas.  Novamente, a posição desse sistema, aliado a entrada bastante continental do ar frio polar, favoreceu ventos de oeste sobre todo o estado de Santa Catarina. Por falar na massa de ar polar, o sistema possui dois ramos, um entrando pelo oeste do Brasil e o outro adentrando o Sul do Brasil. Veja com mais detalhes na figura abaixo, que é a análise de vento e pressão feita hoje as 9 horas da manhã.
Esses ventos de oeste sobre SC, assim como ontem, fizeram com que durante a tarde, o planalto tivesse tempo nublado e frio, enquanto o leste teve tempo seco e agradável. Isso por que esse vento é úmido por causa da circulação do ciclone no mar. Assim, esse ar frio e úmido entra pelo Planalto e ao descer a serra acaba se comprimindo, o que resulta em secamento e aquecimento do mesmo. Para ter uma idéia, por volta do meio-dia, a diferença de temperatura entre as partes mais altas e as mais baixas do estado, era de incríveis dezesseis graus! A máxima mais alta de hoje foi em Florianópolis, com 20,2ºC. Enquanto isso, no Morro da Igreja em Urubici a temperatura não passou dos -0,1ºC!. Devido ao vento de Em São Joaquim não fez mais que 3,6ºC durante a tarde. 

A neve, protagonista desta quarta-feira, voltou a cair pelo segundo dia consecutivo em Santa Catarina, em pelo menos oito cidades. A precipitação nival foi registrada em São Joaquim, Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Lages, Herval do Oeste, Joaçaba e Água Doce. No município de Campos Novos, e também em Bom Retiro (vídeo abaixo), houve chuva congelada, que é a neve derretida ao encontrar camadas menos frias no caminho ao chão. Em São Joaquim, onde a neve foi mais intensa, a empresa CLIMATERRA informou que há acumulação de 2 centímetros no chão, sendo que já pode ser considerada uma nevasca em virtude dos ventos fortes. De acordo com a estação meteorológica do INMET instalada lá, os ventos agora a noite chegavam perto dos 59km/h na cidade, junto a queda de neve.  Devido a este vento e a temperatura de 0,5ºC, a sensação térmica era de -19ºC. Nas fotos abaixo, você confere como foi o fenômeno hoje pela serra catarinense.

São Joaquim - SC
Urupema-SC
Morro da Igreja - Urubici-SC
Lages-SC


Na imagem de satélite abaixo, é possível ver a cobertura de nuvens que predominava no Planalto durante a tarde de hoje, bem como a posição do ciclone extratropical.
Junto a essa cobertura de nuvens, está ocorrendo um ingresso de ar polar muito intenso, que levou o nível de congelamento da água até altitudes abaixo dos 1600m (figura abaixo). Como a temperatura em superfície sobre a região serrana estava em torno de zero grau, a neve conseguiu cair intacta e inclusive acumular.
As temperaturas vem caindo em Santa Catarina, até mesmo no Planalto onde ainda está nublado. As 23h, fazia -2,7ºC no Morro da Igreja em Urubici, -0,2ºC em São Joaquim (com neve), 2,0ºC em Campos Novos e Canoinhas, 2,3ºC em Lebon Régis, 2,8ºC em Três Barras, 4,1ºC em Xanxerê, 6,3ºC em Timbé do Sul e 11,5ºC em São Francisco do Sul.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, CLIMATERRA, MARINHA DO BRASIL, PORTAL EDER LUIZ
FOTOS: PREFEITURA DE URUPEMA, CORREIO LAGEANO, DIÁRIO CATARINENSE, SÃO JOAQUIM ONLINE.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: