Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CAVADO E JATO SUBTROPICAL FORMAM NUVENS VERTICAIS SOBRE PARTE DE SC

Entre ontem e hoje, mais uma frente fria alcançou o litoral de Santa Catarina, mas foi desviada para o alto mar, ainda como reflexo do bloqueio atmosférico que havia se formado no sul do oceano Atlântico Sul. Dentro do continente, a aproximação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) nos médios níveis da troposfera, associado ao Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da troposfera), geraram uma área de baixa pressão também alongada na baixa troposfera, bem próximo a superfície.

Na imagem de satélite abaixo, das 15h, pode-se ver a nebulosidade com desenvolvimento vertical formada entre o sul do Paraguai, norte do Uruguai, RS e sudeste de SC, que apresentava topos frios de até -60ºC. A área de baixa pressão alongada dos baixos níveis é representada pelos traços pretos.
Na próxima figura, vemos a posição do Jato Subtropical as 9h, que cobria justamente a área de abrangência da nebulosidade.
Esse decréscimo de pressão atmosférica foi bem evidenciado nos barômetros hoje. Na figura a seguir, podemos acompanhar claramente a queda da pressão na estação meteorológica do CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) em Florianópolis, lembrando que não é de forma linear, pois existe a maré barométrica (variação normal diária da pressão a cada 6 horas). Note que as 23h de hoje, o valor de pressão já era de 1017,8 hPa (Hectopascal), ao passo que ontem no mesmo horário era medido 1022,4 hPa.
Gráfico de Pressão Atmosférica em Florianópolis-SC
Pela tarde, a advecção de ar quente devido a baixa pressão atmosférica, contribuiu para elevar as temperaturas, que chegaram a 29,2ºC em Urussanga e 28,7ºC em Criciúma. A nebulosidade foi ganhando extensão e intensidade, a medida que o cavado se intensificava. Assim, no fim do período vespertino, ocorreram pancadas de chuva com descargas elétricas no oeste e sul do estado. Na imagem abaixo, pode-se ver onde aconteciam raios através da detecção feita pela rede Rindat.
Em Criciúma, as nuvens do tipo Comulonimbus escureceram o céu (foto abaixo) as 16h e trouxeram temporal. De acordo com a estação do CIRAM, choveu 7,6mm por lá. Em Jacinto Machado, primeira cidade a receber os temporais, choveu 15mm em menos de uma hora, sendo que na totalidade a chuva acumulou 23,2mm até o fim das precipitações. Urussanga teve chuva por volta das cinco horas da tarde, acumulando 19,4mm na estação do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). No mesmo horário, Araranguá tinha chuva, sendo que precipitou 14,8mm em poucos minutos.  
Criciúma-SC
A próxima figura, mostra a análise de velocidade vertical do ar na baixa troposfera as 9h da manhã de hoje. Veja que os valores mais negativos (cores vermelhas) estão justamente no sul catarinense, indicando que o ar se elevava bastante nesta região. As áreas em azul, são onde o ar descendia e impedia a maior formação vertical das nuvens.
No Oeste, a chuva mesmo foi cair no início desta noite, porém com acumulado baixo de 2mm. O Meio-Oeste, apresentou precipitação também fraca, com máximo de 4,2mm em Curitibanos. No Planalto Sul, a chuva se iniciou no fim da tarde, com valor mais alto de 2,6mm em São Joaquim, sendo que ocorrem pancadas ao longo desta noite, intercaladas com céu apenas encoberto. 

Acontecem chuvas associadas a temporais nesta noite desde o Oeste ao Sul do estado, sobretudo entre o Meio-Oeste e Planalto Sul. Segundo as estações do CIRAM e INMET, choveu entre 2 e 10mm na última hora sobre estas áreas, principalmente na região entre Chapecó e Concórdia. De acordo com a rede Rindat, também ocorrem descargas elétricas associadas.

A previsão, segundo o CIRAM, é que o tempo fique instável amanhã, com risco de temporais na madrugada e no fim da tarde. Entre o Oeste e Sul, podem acontece rajadas de vento associadas, com velocidade máxima de até 70km/h.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: PORTAL ENGEPLUS
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: