Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AMPLITUDE TÉRMICA, NEVOEIROS E CIRCULAÇÃO MARÍTIMA MARCARAM O DIA EM SC

Como consequência do relevo diferente entre as regiões de Santa Catarina, o tempo também se comportou diferente, mesmo com a presença de uma massa de ar frio e seco. A explicação também está na posição do anticiclone que mantêm esse ar estável. Na análise sinótica das 9h de hoje, o centro de alta pressão (letra A) estava sobre o oceano Atlântico na altura do litoral norte catarinense, como pode-se ver na figura de análise abaixo.
Veja nessa figura, que os ventos de nordeste provindos desse anticiclone, chegam até o Litoral Norte de SC. Esse encontro dos ventos úmidos com o relevo acidentado, fazem o ar úmido ser forçado a subir e assim se resfria adiabaticamente, condensando a umidade e gerando nuvens baixas. Já sobre o Planalto Norte e parte do Meio-Oeste, houve a formação de nevoeiros, que se dão quando o céu está limpo e assim acontecem inversão térmica, o que leva a temperatura do ar até a do ponto de orvalho, causando a saturação do pouco de vapor d'água próximo do solo. Na figura com perfil vertical de temperatura as 9h de hoje em Major Vieira, vemos bem essa inversão, sendo que a temperatura a 2km estava mais alta do que a próxima do solo.
Na imagem do satélite de órbita polar Terra, com sensor Modis em alta resolução, podemos ver esses dois tipos de nebulosidade, ou seja, as nuvens stratiformes e os nevoeiros.

Note que sobre o restante do estado, o predomínio era de poucas nuvens, em virtude de o vento úmido chegar seco ao alcançar as demais partes do planalto. No restante do leste do estado, a ausência de nuvens se dá por conta da direção dos ventos, que não vinha do mar e assim não advectava umidade.

O que chamou a atenção também hoje, foi a alta amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima. Em Bom Jardim da Serra, que teve a menor mínima com 1,7ºC, as temperaturas por lá durante a tarde chegaram a 23,6ºC, totalizando uma amplitude de 21,9ºC, o que é significativo. Em Joaçaba, a mínima foi de 10,2ºC, mas a máxima alcançou 26,7ºC, dando uma amplitude de 16,5ºC. No Oeste, São Miguel do Oeste mediu 13ºC pela manhã contra 27,5ºC a tarde, resultando numa amplitude de 14,5ºC. Mesmo no Litoral, Urussanga acusou mínima de 11,9ºC e máxima de 27,9ºC, com uma amplitude de 16ºC. Veja mais dados de outras cidades na tabela a seguir.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura Mínima (ºC) Temperatura Máxima (ºC)
Bom Jardim da Serra (CIRAM)1,723,6
Abdon Batista (INMET)8,426,9
Caçador (INMET)7,925,1
Joaçaba (CIRAM)10,226,7
Urussanga (INMET)11,927,9
Criciúma (CIRAM)11,626,6
São Miguel do Oeste (CIRAM)13,027,5

Ainda pelo efeito do céu limpo, o efeito baixada se fez presente, pois o ar frio mais denso tende a escoar para baixadas e vales nas noites. Em São Joaquim, por exemplo, fez 3,1ºC na estação do CIRAM a 1184m, ao passo que na estação do INMET a 1376m foi medido 8,3ºC. 

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: