Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CIRCULAÇÃO MARÍTIMA PROVOCA CHUVA FRACA NO LITORAL CATARINENSE

Após cinco dias de sol e poucas nuvens, o anticiclone pós frontal migrou para o oceano Atlântico, fazendo com que os ventos virassem para leste/nordeste sobre o litoral catarinense, como pode ser visto na figura abaixo. O sistema é representado pela letra A, sendo que a pressão atmosférica central estava em 1034 hPa na análise da manhã.
Esse vento de leste a nordeste acaba deslocando ar úmido para Santa Catarina, que ao encontrar um relevo acidentado, acaba ascendendo e resfriando adiabaticamente, culminando na condensação do vapor d'água e na formação de nuvens orográficas. Na imagem do satélite Terra com o sensor Modis em alta resolução, podemos notar a cobertura de nuvens as 10h:30 de hoje.
Perceba que as nuvens se formaram também no Planalto Serrano e Meio-Oeste, apesar de menos consistentes em relação as do litoral. Isso foi permitido em virtude de a camada de ar úmido oceânica estar numa altitude de 2km (figura abaixo), sendo que o Planalto Sul, por exemplo, se encontra numa altitude de mais ou menos 1300m (depende da região).
Como dito, as nuvens mais espessas estavam no litoral, justamente onde houve registro de chuva, mesmo que fraca. Segundo as estações do CIRAM e INMET, nas últimas 24 horas precipitou 8,5mm em Itapoá, 2,5mm em São Francisco do Sul, 2,2mm em Urubici e 1,2mm em São José. Na capital catarinense, o dia foi de céu encoberto e garoa ocasional. Na foto abaixo, temos um exemplo disso na Lagoa da Conceição, parte leste de Florianópolis. O registro foi feito por uma webcam (veja a Lagoa ao vivo agora clicando aqui).
Florianópolis-SC
Devido ao tempo nublado a encoberto, as temperaturas máximas pouco tiveram acréscimo hoje, ficando com 21,3ºC em Criciúma, 19,5ºC em Itapoá, 18,4ºC em Florianópolis e 14,7ºC em Canoinhas. 

Já no Oeste e boa parte do Meio-Oeste, o resultado foi outro. Os ventos de nordeste chegavam secos e proporcionavam tempo bom, como pode ser visto na imagem de satélite mostrada no início desta postagem. A presença do sol e do ar seco fez as temperaturas subirem mais. As maiores máximas foram de 25ºC em São Miguel do Oeste e 24,4ºC em Dionísio Cerqueira.

O que mantêm esse padrão de sistema de alta pressão sobre o oceano e o impedimento da chegada de sistemas transientes de sul, é um bloqueio atmosférico que persiste sobre o sul do oceano Atlântico desde domingo. Esse padrão faz também com que o sistema de alta pressão ganhe bastante subsidência e assim sua pressão começa a aumentar bastante no centro, refletindo nas bordas. Na terça-feira, por exemplo, ele estava com 1032 hPa, ao passo que hoje as 9h o valor já havia aumentado para 1034 hPa.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL,NOAA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: