Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AR SECO E FRIO TROUXE TEMPERATURAS NEGATIVAS E NEVOEIROS EM SC

Após uma semana bastante chuvosa e com transtornos devido aos deslizamentos de terra e enchentes por conta do aumento do nível de rios, o tempo voltou a estabilizar sobre Santa Catarina. Ao longo da última sexta-feira, a intensificação de uma baixa pressão na costa leste da região Sul do Brasil, fez com que a frente estacionária se convertesse em frente fria e assim avançasse para o Sudeste do país. O anticiclone frio pós frontal adentrou no estado, secando o ar e declinando as temperaturas. Esse sistema pode ser visto na figura de análise abaixo, com centro sobre o oceano Atlântico na altura do Uruguai. 
Perceba nes mesma figura, que mais em alto mar está localizado um ciclone extratropical associado a frente fria que outrora havia influenciado o território catarinense. A diferença de pressão entre o anticiclone e o ciclone extratropical, gerou agitação marítima, como é visto na foto abaixo, tirada por mim entre as praias do Campeche e Morro das Pedras em Florianópolis no sábado.
Florianópolis-SC
Florianópolis-SC
No sábado, a presença do ar polar seco, determinou uma madrugada e manhã frias em Santa Catarina, com temperaturas negativas e registro de geada. Em Urupema, foi dada a menor mínima, com -1,1ºC na estação do CIRAM. Pelo domingo, uma nova frente fria passou pelo litoral sul e foi desviada para alto mar sem provocar chuvas. O novo anticiclone pós frontal frio voltou a reforçar o ar frio. Na próxima figura, podemos ver esse novo sistema com centro de 1028 hPa no nordeste da Argentina. 
O novo ar polar que chegou no domingo, trouxe ainda mais frio, com novamente registro de temperaturas mínimas negativas no Planalto Serrano. A menor foi de -2,7ºC em Urupema e em Bom Jardim da Serra. Na tabela a seguir você confere mais detalhes em outras cidades catarinenses, com dados do CIRAM e INMET.

Cidade (ESTAÇÃO Temperatura mínima (ºC) Região
Urupema (CIRAM)-2,7Planalto Sul
Bom Jardim da Serra (CIRAM)-2,7Planalto Sul
São Joaquim (CIRAM)-1,5Planalto Sul
Campos Novos (INMET)2,3Meio-Oeste
Caçador CIRAM)3,2Meio-Oeste
Campo Belo do Sul (CIRAM)3,4Planalto Sul
Lages (INMET)3,7Planalto Sul
Curitibanos (INMET)4,2Meio-Oeste
Joaçaba (INMET)4,6Meio-Oeste
Timbé do Sul (CIRAM)4,9Litoral Sul
Água Doce (CIRAM)5,3Meio-Oeste

Houve registro oficial de geada em São Joaquim e em Urupema, como mostra a foto abaixo.
Urupema-SC
Com o céu limpo, a perda de radiação infravermelha fica mais significativa e assim favorece inversão térmica, o que associado a umidade relativa razoavelmente alta durante o período noturno, permite com que a temperatura do ponto de orvalho alcance a temperatura do ar, gerando os nevoeiros radiativos. Na imagem de satélite com detecção de nevoeiros pelo CPTEC/INPE, pode-se notar a presença deles hoje pela manhã entre o Meio-Oeste e Norte do estado, além de alguns pontos do interior do Litoral Sul.
Durante a tarde, o mesmo ar seco fez com que as temperaturas máximas subissem e se distanciasse bastante das mínimas. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, vimos que fez -2,7ºC pela manhã, mas durante a tarde chegou a 21,5ºC. As temperaturas mais altas se deram no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul, com registro de 26,3ºC em Urussanga, 25,1ºC em Criciúma, 25ºC em São Miguel do Oeste e Abdon Batista, 24,6ºC em Dionísio Cerqueira e 24,2ºC em Joaçaba.

Por falar em ar seco, a umidade relativa ficou em níveis de atenção hoje, sendo que em Bom Jardim da Serra o higrômetro automático chegou a medir 20% as 13h. Em Urupema, o valor foi de 22% ao meio-dia. Mesmo valor também em São Joaquim, porém as 14h.

CHUVAS:

Apesar de o tempo ter melhorado desde sábado, o nível do rio Itajaí-Açú ainda continua alto. Segundo o Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Itajaí, as 9h de hoje o nível era de 10,01m em Rio do Sul, 7,53m em Apiúna e 6,84m em Blumenau. De acordo com a defesa civil do estado, 51 municípios decretaram situação de emergência e 10 estão em calamidade pública. As piores situações estão em Rio do Sul, Blumenau, Brusque e Itajaí. Mais informações no site da defesa civil, clicando aqui

DADOS: CPTEC/INPE, INMET, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTOS: BLOG PAULO TEMPO, PREFEITURA DE URUPEMA
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: