Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

APÓS FERIADÃO CHUVOSO, TEMPERATURA DECLINA E SERRA REGISTRA 0,1ºC

O tempo instável que havia iniciado no último domingo, comentado aqui no blog, perdurou durante a segunda-feira e o feriado de Proclamação da República. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN, se converteu para um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica), porém mesmo assim atuou com intensidade e favoreceu a ascenção de ar sobre Santa Catarina. Na figura abaixo podemos ver esse cavado representado pelos traços pretos, sendo que a instabilidade se forma na borda leste do seu eixo.
No geral, entre a segunda-feira e ontem choveu com maior quantidade no centro-norte catarinense, sobretudo próximo a divisa com o PR. Nessa área, os valores ficaram em torno dos 50mm, como mostra a próxima figura.


Entretanto, houve alguns picos maiores de precipitação em algumas cidades, como foi o caso de São Francisco do Sul no litoral norte, onde choveu 104,1mm em menos de 48 horas, sendo 60,2mm somente ontem. No mesmo período, Major Vieira no planalto norte teve 77,4mm. Veja na tabela abaixo, alguns valores de chuva acumulada nas 24 horas do feriado em Santa Catarina, em estações do CIRAM  e INMET.
Cidade (ESTAÇÃO Precipitação no feriado (mm) Região
Major Vieira (INMET)65,0Planalto Norte
São Francisco do Sul  (INMET)60,2Litoral Norte
Papanduva (CIRAM)45,2Planalto Norte
Tangará (CIRAM)40,6Meio-Oeste
Campos Novos (INMET)39,2Meio-Oeste

Se analisarmos o mapa com análise dos índices de instabilidade K e Totals (figura abaixo), veremos que ambos estavam com valores mais altos justamente onde mais choveu ontem. Isso indica que havia bastante umidade ao longo da camada atmosférica. 
Essa grande coluna úmida pode ser percebida também na próxima figura de análise, que mostra um perfil vertical de umidade relativa sobre Joinville (litoral norte), entre a superfície e 16km de altitude. Veja que até quase 8km de altitude os valores (linha verde) estão acima de 70%, sendo que a proximidade com 100% é onde havia nuvens no gráfico. 
Ao longo da noite da terça-feira de feriado, um ciclone extratropical de fraca intensidade se formava a leste da costa Sul brasileira. Na figura de análise de vento e pressão atmosférica das 22h, pode-se observar esse ciclone (letra B). Os ventos, como era de se esperar, não foram significativos, sendo que no máximo foram registradas rajadas de 43,5 km/h em São José, 43,2 km/h em Itapoá e 37,4 km/h em Laguna.
Com a formação do ciclone extratropical, uma massa de ar frio e seco adentrou Santa Catarina, fazendo declinar as temperaturas ao longo da madrugada desta quarta-feira, culminando pela manhã quando se deu o máximo de frio. A menor temperatura mínima se deu em Urupema com 0,1ºC, seguida de Urubici com 1,6ºC e Bom Jardim da Serra com 2,7ºC. No restante do planalto, as menores foram em Campos Novos e Abdon Batista com 7,4ºC e São Bento do Sul com 9,7ºC. Nem o litoral escapou do frio, sendo que Jacinto Machado teve 11,5ºC e Criciúma registrou 12,5ºC. 

De acordo com o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho da Climaterra, houve geada por volta das 6 horas da manhã entre São Joaquim e Urupema. Já é a décima quarta geada nesta primavera na região. Além da geada, houve nevoeiro isolados entre o Meio-Oeste e Planalto Norte.

Com a presença do ar seco na maior parte do território catarinense, a quarta-feira teve predomínio do sol, como mostra a foto abaixo, tirada em Timbó (Vale do Itajaí) por nosso colaborador Carlos Grothoff. Nela pode-se perceber apenas nuvens do tipo Cúmulos Humilis, que indicam bom tempo.

Timbó-SC
Na figura abaixo, temos a animação das imagens do satélite GOES-12 no dia ontem e no de hoje. Compare a diferença de cobertura de nuvens, notando claramente a melhora nas condições meteorológicas. A exceção ficou por conta das áreas próximas ao PR, que hoje ainda ficaram nubladas.

Com o sol, as temperaturas que estavam baixas pela manhã, aumentaram rapidamente no período vespertino, porém sem nada de calor. As maiores temperaturas máximas de hoje foram de 25,7ºC em Abdon Batista, 25,3ºC em Indaial, 25,2ºC em Urussanga e 24,5ºC em Massaranduba.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
FOTO: Carlos Grothoff
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: