Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUINTA-FEIRA DE FRIO, GEADA, NEVOEIROS E ALTA AMPLITUDE TÉRMICA EM SC

Essa segunda metade de novembro começou fria, pelo menos nas manhãs em Santa Catarina. Hoje, foi o segundo dia consecutivo de frio no estado, sendo que as menores temperaturas mínimas desta quinta-feira foram de 1,1ºC em Urupema, 1,8ºC em São Joaquim e 2,5ºC em Bom Jardim da Serra. No leste, cidades que ontem não tiveram tanto frio, hoje amanheceram bem geladas para essa época do ano, como foi o caso de Florianópolis onde fez 12,7ºC. Até em Itapoá, localizada junto ao mar, obteve 12,1ºC pela manhã. 

Vale a pena comentar sobre o efeito baixada nesse frio sobre o Planalto Serrano. Isso acontece porque o ar frio mais denso se deposita em vales e baixadas na segunda noite de atuação da massa de ar frio, valendo para qualquer época do ano. Foi o caso de São Joaquim, onde a mínima de 1,8ºC foi numa baixada (1184m de altitude), enquanto no topo (1376m de altitude) daquela cidade fez 7,5ºC. Ainda focando em São Joaquim, houve novamente geada (foto abaixo), que se forma quando a temperatura junto ao solo fica em zero ou abaixo de zero grau. É a oitava geada de novembro por lá, superando as 7 ocorridas em novembro de 2007.

Geada em São Joaquim-SC
Para ocorrerem estas temperaturas baixas e formação de geada, o ar esteve seco durante a quinta-feira. Na próxima figura de análise das 10h de hoje, vemos um perfil vertical de umidade relativa sobre Santa Catarina de oeste a leste, sobre a latitude 27ºS. Note que a camada úmida estava limitada apenas ao baixos níveis e mesmo assim não se tinha valores maiores que 80% na maioria das regiões, o que permite-nos considerar que esses valores decorriam apenas da própria que de temperatura do ar, que facilita o encontro com a do ponto de orvalho. 
Esse céu mais limpo durante a madrugada, causa inversão térmica, ou seja, o ar mais frio fica abaixo do ar menos frio. Isso favoreceu saturação do ar sobre o Planalto Norte catarinense, onde havia um pouco mais de umidade específica no ar, o que culminou na formação de nevoeiros. Na animação de imagens de satélite no canal visível abaixo (satélite GOES-12), desde as 8h até as 12h, observa-se os nevoeiros sobre o Planalto Norte, bem como sua gradativa dissipação.

O mesmo ar seco que provocou céu quase limpo em Santa Catarina, fez com que as temperaturas logo subissem ao longo do período diurno, o que culminou numa grande diferença entre as temperaturas mínima e máxima, chamada amplitude térmica. Para se ter uma idéia, em Urupema onde fez 1,1ºC pela manhã, a tarde foi registrado 21,1ºC. São Joaquim que apresentou 1,8ºC de mínima, obteve máxima de 21,7ºC. No sul do estado, Urussanga amanheceu com 11,2ºC, mas a máxima do dia chegou aos 27ºC. Em Itapoá, litora norte, a temperatura que pela manhã foi de 12,1ºC, subiu para 25,8ºC a tarde.

Na figura de análise de ventos e pressão atmosférica ao nível médio do mar (abaixo), veja que o anticiclone pós frontal (centro do ar frio) já estava no oceano a leste da Argentina as 10h. Observe que os ventos desse sistema convergem para o leste catarinense, chegando de sudeste, o que proporciona o ingresso de umidade marítima ao longo do dia.
No final da tarde, a imagem do satélite GOES-12 também no canal visível, mostrava o aumento de nuvens na faixa leste catarinense, provocada pela umidade marítima comentada no parágrafo anterior. Não houve chuva.



DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, CLIMATERRA
FOTO: SÃO JOAQUIM ONLINE
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: