Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

COMO ESTÁ A PREVISÃO DO TEMPO NAS EMISSORAS DE TV

Sabemos que cada vez mais as previsões do tempo estão ganhando qualidade, a medida que mais estações meteorológicas são instaladas, mais radares e satélites no monitoramento, maior qualidade e capacidade de modelos numéricos de previsão do tempo, além da capacitação de novos meteorologistas e técnicos em meteorologia

No entanto, não basta apenas a previsão do tempo ser melhorada, mas sim que elas também sejam mais e melhores propagadas pelos diversos meios de comunicação. Por isso, essa postagem de hoje aqui no blog não é uma análise do tempo, mas sim de como estão as previsões do tempo nas grandes emissoras de televisão, meio de comunicação ainda considerado mais usado pela população. Segundo pesquisa feita pelo CEEP (Centro de Educação, Estudos e Pesquisas) em fevereiro, 96,6% dos entrevistados assistem TV.

A avaliação aqui nesta postagem sobre a previsão do tempo na TV, parece muito simplória, mas mostra muito bem qual emissora dá mais importância, qualidade e duração das previsões nos telejornais. Vale ressaltar que não quero aqui fazer propaganda para tal emissora e desmerecer outra, mas sim mostrar e deixar você tirar suas próprias conclusões. 

Retirei do site youtube, vídeos de previsão do tempo de telejornais de cincos emissoras de televisão do país, sendo elas a Rede Globo, Rede Record, Band, SBT e Gazeta. Por mais incrível que pareça ao leitor, a emissora que menos tem tempo de duração nas previsões do tempo é a Rede Globo com apenas 47 segundos. A emissora que mais deu espaço para a previsão do tempo foi o SBT com 1 minuto e 54 segundos, seguido da Rede Record com 1 minuto e 36 segundos. Para não restar mais dúvidas, acompanhe cada vídeo abaixo, todos deste ano.

SBT:


BAND


GAZETA


RECORD


GLOBO

Em minha opinião pessoal, a melhor previsão no sentido de qualidade, duração e compromisso foi a da Rede Record, seguida da Band que também apresentou bons resultados. No entanto, eu penso que o ideal seria os próprios meteorologistas apresentarem as previsões nos telejornais e não as atuais "mocinhas do tempo". Nada contra elas, mas ficaria muito melhor.

Lembrando mais uma vez, que esta postagem teve apenas o intuito de mostrar a você como estão as previsões nos telejornais, servindo como crítica construtiva e avaliação pessoal, que cabe apenas ao caro leitor. Por favor, dê sua opinião nos comentários. Participe!

Nenhum comentário: