Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PLANETA TERRA VEM RESFRIANDO DESDE 2002

Apesar de vários cientistas acreditarem e defenderem fielmente que existe aquecimento global e que este é provocado pelo ser humano, quero mostrar que nosso planeta não está ficando mais quente que o normal. Para isso, trouxe um gráfico de anomalia de temperatura global, medida por satélite desde 1979 até o mês de outubro deste ano de 2011. A medição por satélite é muito mais sensata porque faz uma cobertura total do globo terrestre, ou seja, consegue medir temperatura também dos oceanos, o que estações meteorológicas e bóias não conseguem realizar amplamente. A figura do gráfico segue abaixo.

Veja que tivemos realmente um aquecimento global, porém natural e perdurando até o ano de 2001. Entretanto, note que desde 2002, a tendência mostra um resfriamento do planeta. Se contarmos os anos com menores anomalias desde 2002, vemos que 2011 está entre os menos quentes (em média) nos últimos 9 anos. 

Aquele aquecimento um pouco maior no ano de 2010 pode explicado pelo fato de ter ocorrido o fenômeno El Niño, cujo qual aquece o oceano Pafícico equatorial e leste. Como esse oceano é o maior da Terra, isso acaba refletindo na temperatura do ar sobre essas águas aquecidas. A mesma situação ocorreu no grande El Niño de 1998. Como se sabe, El Niño nada tem a ver com aquecimento global, muito menos provocado pelo ser humano. Vários estudos mostram que o El Niño, assim como a La Niña, são naturais e podem estar ligados com o ciclo de manchas solares.

Analisando a anomalia de temperatura do ar apenas do mês de outubro deste ano de 2011, também por medição de satélite, vemos na próxima figura que as anomalias mais positivas (desde a cor verde até amarelo) se concentraram no leste dos EUA, do Canadá e boa parte da Rússia. Ou seja, são áreas densamente povoadas e com muitas ilhas de calor, que é o aquecimento local provocado pela retirada de vegetação e rios, substituindo-os por asfalto e prédios. Na maior parte do planeta, a predominância em outubro foram de temperaturas dentro (branco) e abaixo do normal (azul).
Anomalia global de temperatura do ar em outubro-2011
Enquanto a temperatura global vem diminuindo desde 2002, o nível de CO2 vem aumentando (gráfico abaixo). O que os cientistas que defendem o aquecimento global antropogênico vão dizer agora? Vão inverter suas teorias?
Estarei acompanhando o monitoramento dessas temperaturas, levando a você todas as informações técnicas e científicas, sem fanatismo e polêmica.

DADOS: NOAA, CLIMATE4YOU

Nenhum comentário: