Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de dezembro de 2011

ANÁLISE DO MÊS DE NOVEMBRO-2011

O mês de novembro de 2011 foi marcado pela chuva abaixo do normal, eventos de frio intenso com geada, formação de Sistemas Convectivos de Mesoescala e ocorrências de granizo.


Nas chuvas, como dito na introdução acima, o mês de novembro de 2011 fechou com precipitação acumulada mensal abaixo da média climatológica, como pode ser visto na figura acima onde temos anomalias de até 100mm, sobretudo no interior e sul do estado. Em Urussanga, por exemplo, choveu apenas 36mm, enquanto o normal seria 146,9mm, ou seja, anomalia de 111mm. Na capital, choveu 94mm, enquanto o esperado era de 129,1mm. Em São Joaquim, precipitou 62mm, ao passo que a média climatológica é de 133,8mm.

As chuvas foram provocadas principalmente por temporais isolados. Em Chapecó, por exemplo, apenas oito dias tiveram registro de chuva, como mostra o gráfico abaixo, onde tem-se a precipitação acumulada diária durante o mês de novembro de 2011.


No leste, além de temporais, as chuvas também foram de caráter orográfico, devido a elevação do vento úmido marítimo ao encontra uma montanha ou serra. No gráfico abaixo, temos agora os valores diários de chuva durante o mês passado em Florianópolis. Perceba que houve 13 dias com registro de chuva.


O mês também foi marcado pelo granizo, que ocorreu em três eventos, sendo registrados principalmente no Planalto Sul e Sul do estado. 

As temperaturas durante novembro de 2011, de maneira geral, ficaram entre normal e abaixo da média climatológica em quase todo o estado, apresentando apenas anomalia positiva nas temperaturas máximas médias do sul do estado. Focando nas temperaturas mínimas, na média elas ficaram entre normal e abaixo do normal, sendo as anomalias negativas e -2ºC encontradas no Meio-Oeste (figura abaixo), próxima divida com o PR. Houve registro de duas incursões de ar frio polar no estado, com registro de geadas na Serra. A temperatura mais baixa do mês se deu em Urupema com 0,7ºC. 


Já as temperaturas máximas médias, tiveram anomalia negativa na mesma região das mínimas. No sul do estado, a média das máximas mostrou que elas ficaram até 2ºC acima da normal climatológica. O mês apresentou mais dias de calor, porém com menos picos de temperatura. A maior temperatural mensal foi de 37ºC em Urussanga, associada a um evento pré frontal. 


Os sistemas que provocaram as chuvas pelo estado foram anticiclones pós frontais no oceano advectando umidade marítima, desenvolvimento de Sistemas Convectivos de Mesoescala - SCM (aglomerado grande de células convectivas unidas) durante três ocasiões, bem como passagens rápidas de frentes frias e formação de cavados (áreas alongadas de baixa pressão)

Essas características do mês de novembro de 2011, ou seja, mais eventos de granizo, passagem rápida de frentes frias e eventos de frio intenso com geada tardia, são compatíveis com a atuação do fenômeno La Niña (resfriamento anômalo das águas superficiais do oceano Pacífico equatorial e leste). O oceano Atlântico próximo do Brasil também ficou mais frio que o normal, reduzindo sua evaporação e assim contribuiu para deixar o mês com poucas chuvas, mesmo no litoral. Veja mais na figura abaixo, onde temos os valores de anomalia de temperatura do mar sobre todos os oceanos do planeta Terra no dia 16 de novembro. A área circulada representa o fenômeno La Niña.
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL, NOAA, AGRITEMPO

Nenhum comentário: