Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BAIXA PRESSÃO SUBTROPICAL PROVOCOU TEMPORAIS ISOLADOS NO SUL CATARINENSE

O sistema de baixa pressão que se formou no ao largo da costa gaúcha e uruguaia persistiu durante o fim de semana nessa área, devido a um bloqueio atmosférico. O sistema foi classificado pelo blog como baixa pressão subtropical, pois seu núcleo estava imerso no ar quente embaixo, mas tinha ar frio encima. Nas duas figuras abaixo podemos ver bem essa característica. 


Na primeira temos a análise de espessura da camada entre a alta e média troposfera. Veja que a baixa pressão (letra B) está imersa numa área com espessura baixa, indicando presença de ar frio, pois este é mais denso. Já na segunda figura, temos a análise de espessura da camada entre a baixa e média troposfera. Note que a baixa pressão está imersa numa área com espessura alta, indicando ar quente, pois este é menos denso e tende a se expandir e ocupar uma camada maior. Lembrando que a baixa pressão representada está na baixa troposfera e que pertence a um conjunto de vórtices ciclônicos em fase nas altitudes superiores a esta.

Com a presença da baixa pressão subtropical por lá, houve ingresso de umidade e calor para parte de Santa Catarina entre o sábado e domingo, mais precisamente no Planalto Sul, Litoral Sul e sul da Grande Florianópolis, regiões onde houve temporais isolados. Olhando a análise dos índices de instabilidade K e Totals, percebe-se que o K estava baixo com valor de 24 sobre o centro-leste catarinense, ao mesmo tempo que o Totals estava moderado com valores entre 44 e 50. Isso sugere que a camada quente e úmida ia até uma altitude de aproximadamente 3km, secando e esfriando rapidamente o ar acima disso. Isso favorece temporais isoladamente mais severos, até com chance de granizo também isolado.

No sábado, foi a vez apenas da Grande Florianópolis, onde uma célula convectiva se formou e pode ser vista na imagem de satélite abaixo, com temperatura de topo das nuvens de até -50ºC, o que indicava que esses topos atingiam uma altitude entre 8km e 10km.


O radar meteorológico da aeronáutica instalado no Morro da Igreja, detectava chuva moderada a forte no norte dessa célula, além de algumas outras isoladas no Vale do Itajaí. Veja na imagem abaixo.

No domingo, os temporais foram mais abrangentes em parte de SC, mesmo isolados. Por volta das 17h, três células convectivas eram detectadas no planalto sul e sul do estado pelo radar meteorológico da aeronáutica, uma sobre a região de São Joaquim, outra sobre a de Criciúma e a última sobre a de Tubarão, como mostra a imagem abaixo.


Note que a que estava na região de Criciúma, apresentada chuva moderada a forte (ver legenda no radar) e tinha um formato de arco no radar, o que implicava em ventos fortes em sua retaguarda. De fato ocorreram mesmo ventos fortes, de até 70km/h em Criciúma, com chuva de 7,6mm. O nosso colaborador José Luiz Mattei afirmou que sua mãe viu granizo pequeno e rápido em Orleans, por feito dessa célula. Ali perto, a estação meteorológica do INMET em Urussanga registrou chuva de 8,8mm acumulados. Como vimos, essas chuvas são bastante isoladas, tanto que em Araranguá choveu apenas 0,4mm. Na imagem também é possível ver pontos de chuva na Serra, sendo que São Joaquim teve precipitação de tão somente 0,8mm.

Outra célula convectiva pode ser vista naquela imagem de radar, sobre a região de Tubarão e Capivari de Baixo, onde provocou algumas tempestades. Logo depois, ela se dividiu em duas, sendo uma parte indo em direção a Imbituba e a outra a Laguna. A imagem de radar abaixo, mostra essa situação, com detecção de chuva fraca a moderada.


De acordo com uma estação também do INMET em Laguna, choveu 8,2mm durante o temporal, com ventos de 65,2km/h. O colaborador José Luiz Mattei, que estava aproveitando o domingo por lá, tirou fotos da chegada do temporal, que segundo ele, passou no sul de lagunense.

Temporal passando por Laguna-SC
Temporal se concentrou ao sul de Laguna, como mostra a foto
DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL.
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: