Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CÉLULAS CONVECTIVAS PROVOCARAM TEMPORAIS ISOLADOS E COM GRANIZO

Nos últimos dias, o estado de Santa Catarina seguiu com condições de tempo bom, com apenas a atuação da circulação de ventos úmidos no litoral, provindos do mar a partir de um anticiclone pós frontal. Eram ventos de sudeste, que mantinham o ar mais fresco e não tão quente. No entanto, entre ontem e hoje, a situação mudou. Na figura abaixo, temos a análise de espessura da camada entre a média e baixa troposfera, bem como valores de pressão atmosférica. Note que as cores mais avermelhadas já abrangia praticamente todo o território catarinense as 10h da manhã de hoje, o que indica maior espessura da camada, ou seja, presença de ar bastante quente. Veja que a pressão estava em torno de 1008 hPa sobre a mesma região. Isso nos mostra que o ar era quente e de baixa pressão, o que causa advecção de umidade.

Essa queda de pressão, foi provocada pela presença do Jato Subtropical (ventos fortes na alta troposfera) sobre parte do Sul do Brasil, além da advecção de vorticidade ciclônica a partir de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (Sistema de baixa pressão em altitude). Na figura abaixo, vemos o VCAN e a presença do Jato Subtropical nas cores avermelhadas, onde o vento é mais intenso (veja na legenda).

Com essa situação, o dia foi bastante quente e abafado no território catarinense. Chegou a ser registrado temperatura máxima de 33ºC em Indaial e 32,3ºC em Urussanga. Na tabela abaixo, você confere demais valores máximos de temperatura no estado hoje.
Cidade (ESTAÇÃO Temperatura máxima (ºC) Região
Indaial (INMET)33,0Vale do Itajaí
Urussanga (INMET)32,3Litoral Sul
Criciúma (CIRAM)31,5Litoral Sul
Abdon Batista (INMET)31,3Meio Oeste
São Miguel do Oeste (INMET)30,9Oeste
Ituporanga (INMET)30,7Vale do Itajaí
Lontras (CIRAM)30,5Vale do Itajaí
Massaranduba (INMET)30,2Litoral Norte
Três Barras (CIRAM)29,6Planalto Norte
São José (INMET)28,5Grande Florianópolis

As primeiras células convectivas começaram a se desenvolver a partir das quatro horas da tarde. Na imagem do satélite GOES-12 (abaixo), já era visto tais formações bem discretas em parte do Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

O colaborador Carlos Grothoff, via Twitter, informou ter ocorrido chuva com trovoadas em Timbó por volta das 16h:30min. Essa chuva foi detectada pelo radar meteorológico da aeronáutica, como mostra a figura abaixo. Veja que as cidades no entorno de Timbó, apresentavam chuva moderada a forte (cores do amarelo ao vermelho claro). Na região, Indaial teve 11mm de chuva acumlada na estação meteorológica do INMET. Note que também havia chuva de intensidade moderada a forte no interior da Grande Florianópolis.


Por volta das 17h:00min, a célula convectiva da Grande Florianópolis foi avançando e começou a atuar também na parte litorânea de tal região. Na foto abaixo, tirada por mim na capital, vemos a nuvem Cumulunimbus Capillatus chegando no bairro Capoeiras.

Nuvem Cumulunimbus chegando em Florianópolis-SC
A imagem de radar daquele horário, nos mostra bem essa situação. Veja que a intensidade da chuva estava desde fraca até forte (ver legenda).


Segundo dados de estações meteorológicas, a chuva foi intensa por pouco tempo, mas ficou contínua e fraca ao longo de quase toda a noite, tendo outros picos de precipitação no meio da noite. Além disso, foi mal distribuída. Para se ter uma idéia, choveu 12,2mm na Praia Comprida em São José, ao passo que no bairro Capoeiras em Florianópolis o acumulado foi de 25,7mm. Na Lagoa da Conceição, na capital, precipitou míseros 1,3mm no início da noite. Em Biguaçú, também na Grande Florianópolis, além da chuva, houve registro de granizo, que destruiu 350 casas. Na foto abaixo, através do buraco no telhado podemos ver que as pedras de granizo eram grandes.

Granizo em Biguaçu-SC
Na hora da tempestade em Biguaçú, o radar meteorológico do Morro da Igreja detectava uma característica peculiar para avaliação de granizo. Veja na imagem do radar, que atrás da tempestade havia um cone com refletividade mais baixa (cor verde). Isso indica que havia granizo no centro da célula convectiva, ou seja, na parte vermelha em Biguaçu (área circulada).


Na próxima figura, temos um perfil vertical da troposfera sobre Biguaçu na noite de ontem, mostrando valores de temperatura (linha azul) e umidade relativa (linha verde). Veja que os valores de umidade mais alta, acima de 60%, iam da superfície da cidade até uma altitude de 3000 metros. Acima disso, ar bastante seco e frio. Essa condição implica em severidade, com risco de granizo e vendavais, como de fato ocorreu.


DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM , MARINHA DO BRASIL, REDEMET

Nenhum comentário: