Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

PRIMEIRA SEMANA DE 2012 TEM CALOR A TARDE, FRIO DE MANHÃ E DIREITO A GEADA NA SERRA

Durante o domingo, a área de baixa pressão em superfície formada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - VCAN (Sistema de baixa pressão na alta troposfera) se converteu para um ciclone subtropical. Os ciclones subtropicais possuem temperaturas mais altas na parte inferior do centro, ao passo que na parte superior o centro é frio. 

Nas duas figuras abaixo, temos a análise de espessura da camada entre a baixa e média troposfera e entre a média e alta troposfera. Veja que na primeira figura, que obviamente representa a parte inferior do centro do ciclone (letra B), a espessura da camada de ar é maior, indicando ar mais quente porque este se expande e ocupa maior espaço. Já na segunda figura, temos espessura menor no centro na alta troposfera, representando ar frio pois este é mais denso e suas moléculas estão mais concentradas, deixando a camada menos expandida.


Além disso, como é comum em ciclones subtropicais, a água do mar pode estar numa temperatura de aproximadamente 23ºC para sua formação. De acordo com dados da bóia meteorológica número 15604, monitorada pelo CPTEC/INPE, a região do centro do ciclone subtropical apresentava temperatura do mar de 23,3ºC as 7 horas da manhã (local) de segunda-feira.

Na imagem do canal infravermelho colorido do satélite GOES-12, podemos ver que as nebulosidade do ciclone subtropical ainda persistia sobre o sudeste catarinense na manhã de segunda-feira. Segundo dados de estações meteorológicas do CIRAM e INMET, choveu 22,7mm em Urussanga e 12,4mm em Florianópolis. 

Imagem infravermelha colorida GOES-12 - 20120102_12UTC
Ao longo da segunda-feira o ciclone subtropical se afastou e uma massa de ar seco adentrou Santa Catarina. Por isso, o tempo ficou mais estável e o sol retornou. Com a umidade relativa do ar abaixo dos 40%, fez frio pela manhã e calor a tarde. Em São Joaquim, a temperatura mínima ontem foi de 3ºC e foi registrado geada fraca no distrito do Cruzeiro, onde a mínima na relva (temperatura junto ao solo) foi de -1,9ºC de acordo com a Climaterra. Em Urupema fez 4,3ºC. Até na capital, a manhã da terça-feira foi com temperatura de 15,4ºC, muito baixa para janeiro.

O ar seco permite frio de manhã mas favorece aumento rápido das temperaturas a tarde. As máximas mais altas de ontem foram de 32,3ºC em Indaial, 31,5ºC em Massaranduba, 31ºC em São Miguel do Oeste e 28ºC em Urussanga. Isso favorece a amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínima e máxima). Em São Joaquim, onde havia feito 3ºC de manhã, o termômetro registrou máxima de 25ºC pela tarde, dando uma amplitude de 22ºC!.

DADOS: INMET, CPTEC/INPE, EPAGRI-CIRAM, MARINHA DO BRASIL
Mapas de criação própria

Nenhum comentário: