Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ANÁLISE SINÓTICA E OBSERVAÇÃO - 11/01/2013


Na análise sinótica (figura acima) elaborada pelo técnico em meteorologia Paulo Hames, referente as 20h (hora de Brasília) desta sexta-feira (11/01/2013), vemos uma banda de nuvens com desenvolvimento vertical entre o Sudeste brasileiro e oceano Atlântico, associada a um sistema frontal. Esse sistema possui um ramo semi-estacionário entre MG, RJ, ES e oceano adjacente, onde as nuvens começam a perder organização. Na retaguarda, tem-se um anticiclone pós frontal com pressão central de 1017 hPa, que trouxe uma massa de ar seco e mais frio para o leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Cidades serranas dessas regiões tiveram um amanhecer com temperaturas abaixo dos 10ºC, o que é baixo para essa época do ano. Como esse anticiclone agora está sobre o mar, acaba advectando umidade mediante seus ventos de sudeste a leste, o que deixa o litoral com mais nuvens, que podem ser vistas na imagem de satélite pela cor cinza. No setor sudoeste do oceano Atlântico, uma frente fria segue deslocando, bem próximo da costa sul da Argentina. Estendendo desse sistema, há um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) sobre o sul argentino, que forma sistemas convectivos na região, onde as nuvens chegam a ter topos de temperaturas de até -80ºC. Outros dois cavados atuam entre a Bolívia e noroeste da Argentina e sobre o norte do Chile. Há formação de nuvens com desenvolvimento vertical, nessas áreas citadas, com temporais isolados. O Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) aparece fora do domínio da imagem, com pressão central de 1026 hPa.

OBSERVAÇÃO EM SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, a presença da massa de ar seco e mais frio, deixou o tempo firme em todas regiões, porém apenas com um pouco mais de nuvens no litoral. Fez frio considerável para a época do ano no estado, sobretudo no Planalto Sul onde a estação meteorológica do CIRAM em Urupema teve um amanhecer com temperatura mínima de 2,3ºC. Nas demais cidades fez 7,2ºC em Painel, 8,2ºC em Bom Jardim da Serra, 8,4ºC em em Três Barras, 9,2ºC em São Joaquim, 9,3ºC em Campo Belo do Sul, 12,3ºC em Petrolândia, 12,6ºC em Rancho Queimado, 13ºC em Presidente Getúlio, 14,3ºC em Xanxerê, 14,1ºC em Braço do Norte e 14,9ºC em Antônio Carlos.

Durante a tarde, as temperaturas subiram rapidamente, porém fez calor apenas no Extremo Oeste e em parte do leste. As máximas alcançaram 30,3ºC em Garuva, 28,3ºC em Santo Amaro da Imperatriz, 28,1ºC em Jacinto Machado e 27,6ºC em São Miguel do Oeste. O dia se pareceu tanto com um dia de outono ou inverno, que a umidade relativa em Urupema chegou a marcar 40% a tarde, permitindo com que o sol predominasse e assim a temperatura subiu para 21,7ºC, contra os 2,3ºC registrados pela manhã. Mesma situação em Campo Belo do Sul, onde a umidade relativa baixou para 41% e a temperatura máxima alcançou os 26,6ºC, contra os 9,3ºC apontados no período matutino.  

Análise sinótica elaborada pelo técnico em meteorologia Paulo Hames
Fonte dos dados utilizados: EPAGRI-CIRAM, INMET, CPTEC/INPE, REDEMET

Nenhum comentário: