Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de maio de 2008

NEBULOSIDADE EM SC

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (18h:40min) vemos nebulosidade sobre SC. No oeste e meio-oeste são nuvens carregadas. No restante do Estado há nuvens altas, sendo que no nordeste elas estão acompanhadas de nebulosidade baixa. No momento, segundo o REDEMET, registra-se chuva em Chapecó e Joinville. A madrugada foi fria em SC. No INMET, a mínima foi de 2.5ºC em Caçador,3.1ºC em Curitibanos, 3.8ºC em São Joaquim e 5.1ºC em Joaçaba. Em Urupema na estação EPAGRI-CIRAM/CLIMATERRA fez mínima de -2.4ºC. Durante o dia as temperaturas não subiram muito, ficando com máxima de 20.0ºC em Indaial, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido a uma massa de ar frio. O centro de alta pressão desse sistema está no mar na altura do RS. Com isso os ventos viraram para sudeste trazendo mais umidade e consequentemente nebulosidade com chuva fraca para o litoral norte catarinense. A nebulosidade carregada no oeste e meio-oeste e alta no centro-leste são provocadas pela borda leste de um pequeno cavado (baixa pressão alongada) em altitude que se encontra entre a Argentina e Paraguai.

A tendência é que a nebulosidade diminuia em SC nas próximas horas. O centro de alta pressão se desloca mais para o mar na altura de SC e os ventos viram para nordeste/noroeste. Com isso a terça-feira será de sol com algumas nuvens e temperaturas um pouco mais altas. Na quarta-feira uma intensa frente fria associada ao Jato de Baixos Níveis (ventos quentes e úmidos vindos da Amazônia) e um cavado em médios e altos níveis da troposfera chega ao Estado, trazendo chuva e risco de temporais a tarde do oeste ao sul. A noite a chuva chega nas outras regiões. A quinta-feira será chuvosa em todo território catarinense. Na sexta-feira uma forte massa de ar polar chega derrubando as temperaturas. Por se tratar de um ar polar úmido, há condição de chuva fraca neste dia no centro-leste e inclusive chance de neve na região serrana.

MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 11ºC
MÁX: 21ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 13.2ºC
MÁX: 22.4ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA TERÇA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

Sol com algumas nuvens.

MÍN: 13ºC
MÁX: 23ºC
VENTO: Nordeste/noroeste.

Previsão válida para o dia 27/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: