Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 21 de maio de 2008

TEMPO SECO E QUENTE EM SANTA CATARINA

ANÁLISE DO TEMPO HOJE EM SANTA CATARINA:

Na imagem de satélite de agora (19h:30min) vemos poucas nuvens sobre SC, em sua maioria do tipo cirrus (nuvens altas). Como característica do outono, tivemos uma madrugada amena e um dia com calor no território catarinense. Segundo o INMET, em Indaial a mínima foi de 15.7ºC e a máxima foi de 30.5ºC, ou seja, uma amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima) de 14.8ºC. A umidade relativa do ar se manteve baixa durante o dia chegando a registrar 31% em Caçador, de acordo com o INMET.

Essa situação do tempo se dá devido uma massa de ar seco associada a altas pressões em superfície e em altitude. Isso faz com que ocorra a inibição de nuvens e queda da umidade relativa do ar. A nebulosidade observada entre o Uruguai e RS se deve a uma frente estacionária.

A tendência é que o ramo frio desse sistema se desloque para o alto mar. Com isso a quinta e sexta-feira ainda serão de tempo seco em SC. No decorrer do sábado uma frente fria pouco significativa entra no Estado. Esse sistema terá um Ciclone Extratropical associado, cujo qual ficará centrado no mar na altura do Uruguai. Com isso no fim desse dia há condições de chuva isolada com descargas elétricas nas cidades que fazem divisa com o RS. Nas outras regiões ocorre apenas aumento de nuvens. No domingo a frente fria se desloca para o alto mar e uma nova massa de ar seco se estabelece, favorecendo a volta do sol e tempo seco em todo o Estado catarinense. Esse novo sistema pode baixar um pouco as temperaturas mínimas. No entanto o calor continua durante os dias.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: 19ºC
MÁX: 31ºC

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 18.8ºC
MÁX: 30.3ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA QUINTA-FEIRA EM FLORIANÓPOLIS:

A quinta-feira será ensolarada.

MÍN: 20ºC
MÁX: 31ºC
VENTO: Noroeste/oeste.

Previsão válida para o dia 22/05/2008.

FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> REDEMET
-> INMET
-> CLIMATERRA

Nenhum comentário: