Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 28 de junho de 2008

ONDA FRONTAL ASSOCIADA A UMA BAIXA PRESSÃO AINDA MANTÊM NEBULOSIDADE E CHUVAS EM SC

O TEMPO NESTE MOMENTO:

Na imagem de satélite de agora (19h10min) vemos nuvens mais carregadas no leste e em parte do oeste, meio-oeste e Planalto sul. Neste momento há registro de chuva em Florianópolis, Joinville, Navegantes e Urubici.

ANÁLISE DE HOJE:

A madrugada e início da manhã foi de céu encoberto e chuvas pelo Estado.As nuvens mais carregadas começaram a enfraquecer no fim da manhã no oeste e no fim da tarde no meio-oeste e região serrana, sobrando apenas nuvens baixas. No leste o dia todo ainda foi de nebulosidade carregada e chuvas isoladas. Segundo o INMET, o acumulado de precipitação desde as 00h até as 18h foi de 64.2mm em São Joaquim, 27.4mm em Joaçaba, 22.6mm em Urussanga, 17.2mm em Curitibanos e 7.2mm em São Miguel d'Oeste. As temperaturas permaneceram relativamente baixas em virtude da grande cobertura de nuvens. A máxima em Indaial foi de 20ºC.

Essa situação do tempo se dá devido a um cavado em altos níveis e um Vórtice Ciclônico em médios níveis da troposfera, os quais mantem uma onda frontal associada a uma baixa pressão relativa em superfície sobre o sul do Brasil.

A tendência é que amanhã a onda frontal e a baixa pressão relativa se desloquem para o oceano Atlântico. Com isso o tempo melhora em SC, restando apenas algumas instabilidades fracas no litoral no início da manhã, mas que perderão força ao longo do período. O início da próxima semana será de tempo bom em SC, com temperaturas mínimas relativamente baixas e em rápida elevação durante o dia devido ao ar seco. A partir de quarta-feira a tarde chuva retorna ao Estado em função de uma intensa frente fria associada a cavados em altos e médios níveis da troposfera. Após a chuva quem entra em cena é uma forte massa de ar polar, a qual derrubará bruscamente as temperaturas em território catarinense, deixando a madrugada de sexta-feira gelada. Ao longo da semana as previsões podem sofrer alterações.


MÍNIMA E MÁXIMA REGISTRADA HOJE EM FLORIANÓPOLIS:

-> AEROPORTO:

MÍN: S/D
MÁX: S/D

-> ESTAÇÃO DE CAPOEIRAS:

MÍN: 17.5ºC
MÁX: 19.7ºC

PREVISÃO DO TEMPO PARA O DOMINGO EM FLORIANÓPOLIS:

Chuva na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia o sol aparece e a nebulosidade vai diminuindo gradativamente.


MÍN: 16ºC
MÁX: 20ºC
VENTO:Sudoeste/sudeste.

Previsão válida para o dia 29/06/2008.


FONTES DOS DADOS:

-> CPTEC/INPE
-> EPAGRI-CIRAM
-> INMET
-> CLIMATERRA
-> REDEMET

Nenhum comentário: